Para que serve cada pincel de maquiagem? Veja como usar!

Fique por dentro da utilidade dos principais modelos de pincel e não erre mais na hora de aplicar a make

Saiba de uma vez por todas qual pincel escolher para cada maquiagem!
Saiba de uma vez por todas qual pincel escolher para cada maquiagem! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 22/12/2021 às 10:00
Atualizado às 10:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca comprou um kit de pincéis de maquiagem e ficou sem entender para que servia cada um? Ou melhor, quem nunca foi aplicar um cosmético e ficou completamente em dúvida sobre qual pincel usar? Se você já passou por isso, saiba que não está sozinha! Mas isso acabou, viu? Hoje, te ensinaremos a utilidade dos principais modelos de pincel de maquiagem e a forma correta de aplicação. Para isso, conversamos com a beauty artist Ly Amorim, da Belliz. Vem ver! 

Base

Embora muitas pessoas prefiram aplicar a base com a esponjinha, também existem dois pincéis específicos para essa finalidade: o língua de gato (por causa de seu formato) e o com mais cerdas, bem macio. Vale destacar que o primeiro é ótimo para a aplicação, mas não deixará aquele acabamento natural, enquanto o segundo, sim! 

Corretivo

Os corretivos já costumam vir com um aplicador, né? Mas apostar em um pincel específico pode facilitar na hora de aplicar, além de que o ideal é buscar modelos com tamanhos similares às regiões que vão receber a correção. Para dar acabamento e naturalidade, finalize com a esponjinha.

Blush

O pincel do blush é aquele cheio de cerdas e macio, em tamanho médio. Ah, lembre-se de aplicar com a mão bem leve!

Iluminador

A ideia de iluminar alguns pontos é deixar o rosto iluminado sem marcas, ou seja, esfumando o produto. Portanto, aposte em um pincel próprio para esfumar, mas em tamanho médio, já que a região é maior. 

Contorno

Chanfrado e médio, assim deve ser o pincel para contornar o rosto. Vale lembrar que, além de usar o modelo ideal, a forma de aplicar o produto também conta na hora do resultado. Mantenha a mão leve e opte por movimentos "vai e vem", assim o rosto ganhará uma ilusão de ótica, deixando as regiões visivelmente mais finas. 

Sombra

Para essa escolha, considere as seguintes características: formato arredondado, macio, muitas cerdas e tamanho inferior às pálpebras. Seguindo essas dicas, ficará mais fácil esfumar a sombra nos olhos em movimentos sempre circulares ou "vaivém". 

Sobrancelhas

Pense em como são os pelos da sobrancelha e, a partir daí, entenderá as necessidades para preenchê-los. Você vai perceber que são bem pequenos, logo, exigem um pincel ainda menor. Aposte no modelo chanfrado, que é bastante preciso, e aplique também em movimentos "vaivém", sem esfumar, para garantir um aspecto natural. 

Fonte: Ly Amorim, beauty artist da Belliz. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.