Gripe e Covid: como manter a imunidade alta?

Além da imunização, veja quais medidas podem ajudar a proteger o organismo durante essa nova onda de infecções

Que tal investir em alimentos que podem ajudar a fortalecer sua imunidade?!
Que tal investir em alimentos que podem ajudar a fortalecer sua imunidade?! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 05/01/2022 às 12:20
Atualizado às 12:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Depois de quase dois anos vivendo a pandemia do coronavírus, a realidade parecia estar voltando ao normal. No entanto, a descoberta da variante ômicron, considerada mais contagiosa, e os novos casos de influenza colocaram a população diante de uma possível nova onda de infecções.

Com cada vez mais pessoas testando positivo, é preciso redobrar os cuidados e reforçar a imunidade. Como? Antes de tudo, vale ressaltar a importância da imunização contra ambas as doenças: a vacina da gripe é anual, enquanto a da Covid-19 segue o esquema vacinal de três doses (primeira, segunda e a de reforço). 

Mas, além disso, o que pode ser feito para aumentar a imunidade e fortalecer o organismo contra as variantes? Alimentação, hidratação e ingestão de vitaminas são algumas das respostas. 

Invista nos alimentos que aumentam a imunidade

Escolher o que entra no seu prato é essencial para manter a saúde em dia, sabia? Veja em quais alimentos encontrar vitaminas e minerais essenciais: 

  • Vitamina C: laranja, limão, acerola, rúcula, espinafre e brócolis;
  • Vitamina A: cenoura, manga, batata-doce, peixe, fígado, leite e ovos;
  • Ácido fólico: couve, brócolis, espinafre e vegetais verde-escuros. 
  • Selênio: Água mineral, castanhas, gema de ovo e trigo.

Hidrate-se!

A ingestão correta de água promove outros benefícios além da hidratação, como o bom funcionamento do organismo, das atividades cerebrais e maior desempenho do corpo. Para quem não tem o hábito de beber bastante água, uma dica é começar aos poucos, aumentando a quantidade gradativamente, e estar sempre com uma garrafinha ao alcance das mãos! 

Não abra mão de uma boa noite de sono

Dormir bem traz inúmeras vantagens para a saúde, afinal, o sono repara corpo e mente. Da mesma forma, quando se dorme mal, o inverso acontece: o organismo é prejudicado. Isso porque uma boa noite de sono interfere diretamente no sistema imunológico, ajudando-o a sintetizar proteínas essenciais. O ideal é dormir por 8 horas, ok?

Diga não ao sedentarismo

Além da sensação de bem-estar, os exercícios físicos também contribuem para a produção de anticorpos. E não precisa treinar por horas para conseguir isso, viu? Atividades leves, como caminhadas de meia hora, por exemplo, já são suficientes para alcançar esses benefícios. 

Fonte: VivaBem, do UOL. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.