Lisos e cacheados: como cuidar dos cabelos no verão?

Atenção às lavagens e proteção térmica são cuidados essenciais com os fios durante a estação

Embora proteção térmica valha para todos, cada tipo de cabelo pede um cuidado específico no verão
Embora proteção térmica valha para todos, cada tipo de cabelo pede um cuidado específico no verão - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 20/12/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando lidamos com temperaturas mais extremas, como calor ou frio, o corpo pede cuidados mais específicos e os fios estão incluídos nisso. No inverno, por exemplo, precisamos caprichar na hidratação já que a produção de oleosidade é menor. No verão, é o contrário: as madeixas tendem a ficar mais oleosas, o que exige mais higienização. Além disso, a exposição frequente ao sol e à água da piscina também exige algumas proteções. Seja liso, cacheado, descolorido ou mega hair, Alto Astral te ensina a cuidar do cabelo e desfrutar a estação mais quente do ano! 

Proteção térmica para todos! 

Independentemente do tipo de fio, se há química ou não, ele precisa estar protegido contra o sol, assim como nossa pele. Se no skincare usamos protetor solar, no haircare devemos investir nos produtos com proteção térmica. Normalmente, as marcas oferecem esse benefício em leave-ins e cremes. Atente-se à embalagem! 

Como fica o cabelo descolorido?

Aqui, o cuidado é mais específico, viu? Afinal, sabemos que quando o cabelo passa pelo processo de descoloração ele fica mais vulnerável e essa condição será agravada pelo calor. Como cuidar? Aposte em produtos que limpem e purifiquem a fibra capilar, massageando o couro cabeludo durante a lavagem e secando delicadamente com a toalha. Além disso, uma máscara reconstrutora rica em óleos dará match perfeito com a sua madeixa! 

De olho nas lavagens 

O calor acentua a produção de oleosidade do couro cabeludo e isso pode ser um problema, principalmente para fios que já são naturalmente oleosos. Assim, o aspecto de cabelo sempre sujo é um baita motivo para lavá-lo com mais frequência, né? Porém, tenha cuidado com esse hábito. Lavar mais do que o necessário costuma causar o temido efeito rebote, ou seja, ainda mais óleo. Outro fator importante é a temperatura da água: prefira lavagens com água morna à fria. 

O mega hair também requer cuidados

Você sabia que o combo piscina, água do mar e sol danificam as extensões do mega hair, deixando-as opacas e ressecadas? Ah, as cores também sofrem alterações, uma vez que o contato com bronzeador e cloro traz o temido tom laranja aos loiros. Como resolver? Crie uma camada protetora nos fios antes de entrar na piscina com um finalizador bifásico e evite contato com as mechas após manusear os bronzeadores. 

Cacheados e o creme para pentear 

Além de manter o cronograma capilar em dia mesmo nas férias, lembre-se de pentear os cabelos ainda molhados para não danificar os cachos. Para isso aposte em cremes para pentear que sejam hidratantes, como os feitos com água e óleo de coco, já que os fios cacheados tendem a ser mais secos. Ah, o protetor térmico vale para todo mundo, viu? 

Fontes: Alberto Carvalho, cabeleireiro, e Jonathas Caetano, especialista em mega hair, da Prime Professional Beauty Academy. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.