Alimentação ajuda no bronzeado, sabia? Conheça 18 alimentos poderosos

Segundo nutricionista, o segredo para o bronze está no betacaroteno, carotenóide presente em frutas e vegetais

Frutas alaranjadas estão entre os alimentos que contribuem para o bronze
Frutas alaranjadas estão entre os alimentos que contribuem para o bronze - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 26/12/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

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verão chegou e com certeza você já está pensando naquele bronze dos sonhos, né? Afinal, nada combina mais com sol e mar do que a pele bronzeada! Porém, além da exposição solar, vale pensar em outras alternativas para dourar a pele, viu? Isso porque o sol pode ser potencialmente perigoso, principalmente quando não houver proteção adequada e em horários de maior incidência. 

Sendo assim, você pode recorrer ao autobronzeamento — uma técnica caseira feita com produtos específicos — ou até mesmo recorrer à alimentação, sabia? Pode parecer estranho, mas alguns alimentos realmente conseguem impactar em nosso bronze por serem fontes de betacaroteno, um tipo de carotenóide. Vamos entender melhor? 

“Os carotenóides possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento. Além disso, são precursores da vitamina A, que atua na proliferação celular, ou seja, ela repara e mantém o tecido da pele queimado pelo sol, mantendo o bronzeado”, explica a nutricionista Natalia Barros. Ela acrescenta ainda que “isso é possível porque ela possui efeito fotoprotetor, uma vez que suas moléculas absorvem a radiação ultravioleta e impedem que ela danifique o DNA celular”. Demais, né? 

Os alimentos certos 

Já sabemos que o segredo está no betacaroteno, mas quais alimentos o contêm? No geral, podemos dividir esse grupo em frutas amarelo-alaranjadas e em vegetais verdes-escuro. Veja quais são e capriche no seu cardápio diário:

  • cenoura
  • manga
  • tomate
  • pimentão
  • abacate
  • abóbora 
  • mamão 
  • melancia 
  • caqui
  • laranja 
  • damasco 
  • pêssego 
  • acerola
  • couve
  • espinafre 
  • brócolis
  • mostarda 
  • quiabo

Fonte: Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com aprimoramento em nutrição humana e metabolismo pela Stanford University, nos Estados Unidos.

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