J-beauty: conheça os 4 passos essenciais do skincare japonês

A rotina japonesa de cuidados com a pele tem influenciado diversas marcas brasileiras devido à praticidade e funcionalidade

Com menos passos, a J-Beauty traz um skincare mais realista e prático para o dia a dia
Com menos passos, a J-Beauty traz um skincare mais realista e prático para o dia a dia - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 12/12/2021 às 10:00
Atualizado às 10:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você se lembra sobre como foi a chegada do skincare no Brasil? Embora não pareça, o hábito de criar uma rotina de cuidados para a pele já está em nosso país há uns bons anos e começou principalmente com as blogueiras. No entanto, a ideia de ter vários passos e muitos produtos foi inspirada pela K-Beauty, o skincare típico das coreanas

Recentemente, porém, estivemos na Beauty Fair — a maior feira de beleza das Américas —, em São Paulo, e descobrimos uma nova e forte tendência para os cuidados com a pele: a praticidade. Se antes a inspiração vinha dos 10 passos da beleza coreana, hoje, as marcas se fundamentam em outro o skincare, conhecido como J-Beauty, ou seja, os cuidados japoneses. 

Mas por quê? Bom, o principal motivo desse reposicionamento é pensar e entender o que, de fato, as brasileiras precisam. Será que com a correria do dia a dia temos mesmo tempo para executar uma rotina de 10 etapas? Com certeza, não. Além do mais, nossa pele é bastante diferente, né? Por aqui, peles mistas e oleosas são maioria, algo que não dá match com o uso de tantos produtos. Nessa contramão — e fundamentada no skinimalism —, a rotina japonesa conta com apenas 4 passos essenciais. Veja quais são:

1° passo: remover a maquiagem

Ir direto lavar o rosto? Não mesmo! A ideia é primeiro remover os resíduos dos cosméticos e até mesmo do protetor solar. Para isso, aposte um bom demaquilante, como lencinho, sérum, creme ou cleasing oil. Tire tudinho!  

2° passo: limpeza 

Retirar a make por si só já dá aquela sensação de pele limpa, né? Mas, acredite, ainda há muita sujeira no seu rosto, como suor e oleosidade! Para finalizar essa etapa de limpeza, use seu limpador habitual que deve específico para o seu tipo de pele. Vale géis, sabonetes, mousses... Depois, enxágue bem (nada de água quente, hein?!) e seque delicadamente. 

3° passo: hidratação

Nada como uma pele limpa, né? Agora é hora de um passo fundamental para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas: a hidratação. É nesse momento que vamos devolver toda a água perdida, além de também nutrir nosso rosto. Viu como é importante? Aposte no seu hidratante usual e aplique da seguinte forma: de dentro para fora sem esfregar! 

4° passo: proteção

Sim, nós já chegamos no final! Aliás, o quarto passo só é válido para as rotinas diurnas, ok? Isso porque ele trata da proteção solar, que só precisa ser feita durante o dia. E por que proteger a pele? Bom, a ideia é blindar o rosto da ação dos raios ultravioletas que, além de manchas e envelhecimento, também causam câncer de pele. Ou seja, uma etapa mais do que obrigatória, né? Escolha uma versão com um bom FPS (fator de proteção solar) e dê match com o seu tipo de pele, assim não fica desconfortável. Ah, reaplique a cada duas horas, ok? 

E acabou! Justamente por isso vemos as rotinas sendo enxutas, afinal, quantidade não é sinônimo de qualidade. O que vale é você investir em dermocosméticos ideais para o seu tipo de pele e se fundamentar nesses passos básicos — que, inclusive, são os recomendados pelos dermatologistas. Agora a falta de tempo não é mais desculpa para adiar o skincare, hein?! 

Fonte: Bioré. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.