Limpeza de pele: dicas e receitas para fazer em casa

Com esse passo a passo, você garantirá uma pele radiante e bem cuidada para brilhar nas festas de fim de ano

A limpeza de pele é responsável por limpar e tratar profundamente a pele
A limpeza de pele é responsável por limpar e tratar profundamente a pele - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 09/12/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Atualmente, a gama de procedimentos estéticos disponíveis é realmente bastante vasta. Antes de tanta tecnologia, porém, já havia um método bastante querido e eficaz que, inclusive, tem fama até hoje: a limpeza de pele. Basicamente, sua proposta é combinar algumas técnicas de higienização, hidratação e tratamento para melhorar a saúde e o aspecto da pele. Para ter acesso a ela, porém, sempre foi preciso recorrer a profissionais, como esteticistas.

De fato, a limpeza de pele profissional conta com aparelhos e produtos que fogem muitas vezes do uso doméstico, mas será que não dá mesmo para fazer em casa? A resposta — e também boa notícia — é que dá, sim! Então, já separe seus apetrechos para esse momento spa, porque conversamos com a esteticista e cosmetóloga das famosas Roseli Siqueira para fazer um verdadeiro guia da limpeza de pele caseira com dicas, receitinhas naturais e muito mais! Vem ver: 

Tudo começa na limpeza

Como o próprio nome do método já diz, esperamos por uma pele completamente limpa, né? Inclusive, esse é o primeiro passo: lavar o rosto. A higienização deve contar com seu sabonete ou gel de limpeza usual e acontecer duas vezes ao dia, de manhã e a noite. E aqui vai uma dica da especialista: faça massagens com produtos emolientes para dar adeus aos cravos! 

Depois de limpar, é hora de tratar. "Faça uma massagem com bucha vegetal nas regiões dos cravos e finalize passando algum óleo 100% natural em pouca quantidade. Para finalizar, enrole os dedos em uma gaze e faça uma pressão longe do cravo. Aperte delicadamente para ajudar a removê-lo, sem apertar em cima, pois pode machucar e causar manchas e marcas", indica a esteticista. 

O poder das máscaras 

Aqui, vale pensar em três opções principais de máscaras: as de argila, as 'sheet masks' e também as caseiras. Entenda os benefícios e a funcionalidade de cada uma delas:

  • Argila: consegue penetrar profundamente nos poros, limpando a pele de forma suave e controlando a oleosidade.
  • Sheet masks: são as máscaras descartáveis que cobrem o rosto e lembram a textura de um algodão umedecido. Cada uma possui finalidades específicas, mas, no geral, servem para deixar a pele com um aspecto mais saudável e iluminada.
  • Máscara caseira de algas: provoca um detox na pele, já que as algas são antioxidantes e retêm a umidade, equilibrando o pH e revitalizando a região. Veja como fazer e usar: diluia meia folha de alga em uma xícara de chá de água bem quente, até virar uma gelatina (cerca de 30 minutos). Quando estiver morna, aplique a máscara no rosto, deixe agir por 15 minutos e enxágue até removê-la por completo.

Recita caseira para turbinar a pele

Além do uso de bucha vegetal, óleos naturais e algas, Roseli destaca os benefícios dos produtos naturais, uma vez que cada um deles possui princípios ativos valiosos e benéficos para a nossa pele. Sabendo isso, que tal aprender mais uma receitinha poderosa?

Você vai precisar de:

- Chá concentrado de hortelã (1 xícara de café)

- Um pouquinho de fubá 

Preparo: Misture os ingredientes e aplique no rosto em movimentos leves e circulares. Deixe agir por 15 minutos e depois é só lavar! 

Lembre-se que a limpeza de pele, bem como outros tratamentos, deve ter um intervalo entre as aplicações. Além disso, cada tipo de pele possui uma frequência específica, ok? Consulte sempre um profissional capacitado, como esteticistas ou dermatologistas. 

Fonte: Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, que trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.