Bronze duradouro: 6 dicas para fazer o bronzeado durar mais

Se você não quer que sua cor vá embora com o verão, anote esses truques simples para fazer seu bronzeado durar muito mais!

Alimentação, hidratação e esfoliação podem salvar o seu bronze!
Alimentação, hidratação e esfoliação podem salvar o seu bronze! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 22/01/2022 às 13:00
Atualizado às 13:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No início, o verão tentou se mostrar tímido, com dias mais frios e tempo nublado. No entanto, isso parece ter ficado para trás, viu? O sol tem aparecido e iluminado cada vez mais — uma boa notícia para quem está em busca do bronzeado perfeito! Afinal, é nessa estação em que colocamos o corpo para jogo e deixamos a pele dourar. 

Mas, uma vez que conseguimos aquele bronze dos sonhos, logo vem a dúvida: como mantê-lo? Pensando nisso, batemos um papo com a dermatologista Fátima Tubini para entender como fazer o bronzeado durar mais. Confira! 

6 dicas para manter a cor do verão

1 - Hidrate seu corpo

A exposição solar tende a causar ressecamento, sabia? Inclusive, é por isso que nossa pele descasca quando abusamos do sol. Sabendo disso, o uso de um bom hidratante para corpo e rosto é essencial. A recomendação da especialista é: aplique o creme após o banho de sol e também antes de dormir. 

2 - Nada de banhos quentes

Se jogar no chuveiro em altas temperaturas costuma trazer bastante prejuízos para a pele, como a eliminação da barreira natural de proteção, desidratação e desbotamento mais rápido da cor. Ou seja, prefira água morna e evite também o uso de buchas.

3 - Beba água

Não adianta só investir no creme hidratante, viu? Essa hidratação — essencial para o corpo — precisa ser feita também de dentro para fora. Então, capriche na garrafinha de água para ter uma pele ainda mais bonita! Ah, o recomendado é beber, pelo menos, dois litros de água por dia, mas isso pode variar para cada pessoa, então, vale consultar seu médico para descobrir o nível diário de ingestão ideal! 

4 - De olho no prato 

A famosa frase "você é o que você come" nunca fez tanto sentido! Isso porque consumir alguns alimentos específicos ajudarão a turbinar e manter o bronze, devido à duas substâncias presentes neles: o polifenol (conta com ação antioxidante e auxilia na proteção UV) e o betacaroteno (estimula a produção natural de melanina). Você pode encontrá-las em:

  • Maçã;
  • Uva;
  • Frutas vermelhas;
  • Mamão;
  • Batata-doce;
  • Brócolis.

5 - Inclua esfoliação na rotina

Esfoliar a pele consiste em remover as células mortas, deixando-a mais saudável. Essa técnica, portanto, é uma grande aliada para preparar a pele antes da exposiçãosolar, beneficiando o bronzeamento. Porém, se feita depois de conseguir o bronze, pode acabar prejudicando a cor. 

6 - Água termal nunca é demais

Saiu do mar ou da piscina? Aplique água termal no rosto e também no cabelo para hidratar. Além da sensação refrescante e hidratante, o produto tem outros benefícios e é perfeito para o momento pós-sol. 

Dica extra: com a pele bronzeada, passe longe dos procedimentos estéticos a laser, ok? Se feitos nesse período, a chance de causar manchas é grande! 

Fonte: Fátima Tubini, médica dermatologista e possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.