Sebrae oferece cursos on-line sobre empreendedorismo

Sebrae oferece cursos para quem quer iniciar o próprio negócio, inovar no mercado ou colocar uma antiga ideia em prática com riscos reduzidos.

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 15:00
Atualizado às 14:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Muita gente sonha em ser dono do próprio negócio, mas acaba desistindo ao colocar no papel os riscos de investir dinheiro sem ter certeza de retorno. Não é preciso ir longe para saber que esses riscos existem e são reais. Quem nunca conheceu um comerciante endividado, um empresário que fechou as portas ou até mesmo uma grande empresa que passou por sérios problemas financeiros por não investir corretamente os lucros obtidos?
Apesar de casos de empreendedores que não deram certo, há também casos reais e felizes de empreendedores que alcançaram o sucesso e realizaram o sonho de se tornar patrões.
Você pode fazer parte deste grupo, basta planejar adequadamente cada etapa. Para isso o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibilizou on-line alguns cursos para ajudar você a se dar bem nessa empreitada.
Mulher, sorrindo, profiss„o, negÛcios, topo, pÛdim, gr·fico, ranking

FOTO: Shutterstock.com

Como vender mais e melhor

Carga horária: 15 horas.
Quem pode fazer? Todos, especialmente empresários e gerentes de pequenas empresas que desejam aumentar as vendas.
Como funciona? O curso é dividido em quatro módulos, que tratam de questões estratégicas para melhorar a gestão comercial e abordam o perfil dos clientes, ensinando o aluno a definir diferenciais competitivos, estruturar equipes de vendas, adotar metas e estratégias, conquistar e fidelizar clientes. O conteúdo é on-line e gratuito. Durante o curso, o aluno conta com ajuda de um tutor experiente para tirar dúvidas e, ao final, poderá requerer certificado.

Análise e planejamento financeiro

Carga horária: 15 horas.
Quem pode fazer? Todos, especialmente os interessados em adquirir conhecimentos para projetar estratégias empresariais.
Como funciona? O curso é gratuito, on-line e oferece material didático, orientação de tutor, interação com outros participantes e certificado digital. O conteúdo programático está dividido em quatro etapas: administração financeira da empresa, como projetar o fluxo de caixa, fatores que influenciam o planejamento e definição de metas com base nos resultados gerenciais. Ao fim do curso o aluno deve estar capacitado para controlar os aspectos financeiros da empresa e aumentar sua eficiência. Para se matricular, é necessário fazer cadastro no site e efetivar o interesse no curso.

Iniciando um pequeno grande negócio

Carga horária: 30 horas.
Quem pode fazer? Todos, especialmente quem quer abrir um negócio e obter noções básicas de como gerir um empreendimento de pequeno porte.
Como funciona? O curso é gratuito e on-line. O aluno matriculado aprenderá a identificar oportunidades de negócios, pesquisar e analisar o mercado, os concorrentes e os fornecedores, realizar a avaliação financeira, trabalhar com capital de giro e a montar um plano de negócios. Para isso, terá apoio de um tutor e poderá interagir com outros participantes. Com a conclusão, poderá obter certificado digital.
SAIBA MAIS

Aprender a empreender

Carga horária: 16 horas.
Quem pode fazer? Todos, especialmente quem deseja adquirir noções básicas de como gerenciar um negócio e melhorar a empresa.
Como funciona? O conteúdo é dividido em três módulos: mercado, finanças e empreendedorismo. O aluno aprende conceitos básicos, projeção de vendas, fluxo de caixa e a montar um plano de negócios, entre outras estratégias. O curso é gratuito, on-
line e oferece material didático, orientação de tutor, interação com outros participantes e certificado digital.

Sebrae empreendedor individual (sei)

Carga horária: 5 horas cada curso.
Quem pode fazer? Todos, especialmente microempreendedores individuais.
Como funciona? O SEI é um programa que trata de temas básicos para a gestão e fortalecimento dos negócios dos empreendedores brasileiros. É composto por seis minicursos: SEI empreender, SEI comprar, SEI vender, SEI planejar, SEI controlar meu dinheiro e SEI unir forças para melhorar. Cada um aborda técnicas, assuntos e dá orientações relativas à sua
temática. O aluno matriculado conta com o apoio de um tutor e poderá requerer certificado digital assim que concluir a capacitação.

Internet para pequenos negócios

Carga horária: 15 horas.
Quem pode fazer? Todos, especialmente proprietários de negócios com menos de dois anos que tenham interesse em expandir a atuação na internet. É desejável que o aluno já tenha alguma experiência no posicionamento da empresa na web.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.