Aprenda a pesquisar melhor no Google

A plataforma de pesquisas Google pode oferecer uma infinidade de respostas às suas perguntas - Aprenda como pesquisar de modo eficiente!

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 18:22
Atualizado às 14:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ao questionar-se sobre algum assunto, você  já deve ter escutado a expressão “procure no Google” ou outra referência a esse buscador on-line tão conhecido. Mas qual o motivo desta referência? Além de ser a plataforma de pesquisa mais famosa do mundo virtual, o Google tem como objetivo organizar a informação contida na internet e direcioná-la para os usuários que buscam um assunto específico, por meio do reconhecimento dos termos digitados em sua barra de pesquisa. Para acessá-lo no computador, basta digitar na barra de endereço do seu navegador: www.google.com.br.

print-tela-inicial-site-buscas-pesquisas-google

FOTO: Reprodução

Digite ou fale sua pesquisa

Preencha a lacuna em branco no centro da tela, digitando, por meio do teclado, as palavras que deseja procurar. Você pode utilizar o teclado virtual que o site oferece, clicando no ícone localizado na lateral direita da lacuna em branco. O buscador também oferece acessibilidade para pessoas com deficiência e permite a pesquisa por reconhecimento e voz.

Busque!

Enquanto digita, a plataforma dá sugestões do que você pode estar procurando e o leva a outra página. Caso as buscas sejam relacionadas a algo do seu interesse, basta clicar na opção desejada. Ao passar o cursor por cima das sugestões do buscador, a expressão “Estou com sorte” aparecerá. Se escolher a expressão, ao clicar, a página irá redirecioná-lo a um website específico. No entanto, a fórmula tradicional é continuar digitando e apertar o “Enter” no teclado após escrever tudo o que necessita buscar.

Como utilizar a pesquisa detalhada do Google?

Após ter feito sua pesquisa, diversos resultados aparecerão. O número de informações surgirá abaixo do campo de busca, com o tempo que o buscador demorou para encontrá-las. Uma aba logo abaixo da barra de busca também pode reunir conteúdos como imagens, vídeos e notícias.

Ferramentas de Pesquisa:

Clicando em “Ferramentas de pesquisa”, você abrirá preferências para realizar sua busca. Para procurar em um intervalo de tempo personalizado, clique na opção “Em qualquer data”. Você ainda pode permitir que o Google use o seu local durante a pesquisa.

– Notícias: Após realizar a busca, clique na aba “Notícias” para ver o que saiu na mídia sobre o assunto que procurou. Ainda é possível classificá-las por data, caso você tenha selecionado nas “Ferramentas de Pesquisa”.

– Imagens: Clique na aba “Imagens” para procurar fotos e figuras no Google. Porém, se estiver a procura de uma imagem específica, selecione “Ferramentas de pesquisa”. Assim, há a possibilidade de escolher o tamanho (grande, médio, personalizado, entre outros), a cor, o formato da imagem (por  exemplo, foto ou animação) e até com ou sem os direitos de uso comercial.

– Mapas e vídeos: Na aba “Mapas”, você será redirecionado ao Google Maps. Já em “Vídeos”, aparecerão resultados de toda a web, principalmente do YouTube, outra plataforma do Google.

Confira também!

Utilize o Google Maps para não se perder!

Organize as tarefas do seu dia usando o Google Agenda

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.