Preciso acabar com a bateria do notebook antes de recarregar?

É preciso acabar com toda a carga antes de recarregar a bateria? Saiba mais sobre essa questão e dê vida extra ao funcionamento do seu notebook

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 15:42
Atualizado às 14:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A resposta é: não mais. Os notebooks costumavam funcionar com baterias de níquel cádmio que ficavam viciadas com o uso. Ou seja, elas perdiam a capacidade com o passar do tempo se recarregadas antes de terminarem. Porém, notebooks mais recentes usam baterias de íons lítio ou polímeros de lítio.

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

Descarregar toda a bateria repetidamente não ajuda no caso de íon lítio; na verdade, provavelmente diminui a vida e capacidade. A única situação em que você pode precisar descarregar por completo intencionalmente é se o indicador de nível de bateria digital (que já vem nos computadores modernos) ficar desajustado, por conta de armazenagem por muito tempo ou excesso de uso.

Algumas máquinas têm ferramentas de calibração embutidas. Se a sua não tem, recarregue a bateria do notebook completamente e depois a descarregue totalmente. Antes disso, desabilite os perfis para economia de energia no sistema operacional.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

E se você tirar a bateria do notebook?

Uma opção seria utilizar seu notebook constantemente ligado à energia, porém, sem a bateria estar conectada ao aparelho. Seria um boa saída? Os fabricantes de notebook oferecem conselhos contraditórios.

Aqui vai a minha recomendação: se o aparelho fica conectado à tomada por meses ou anos,remova a bateria e guarde-a em um local fresco com aproximadamente 50% da carga. Isso vale principalmente se seu equipamento esquenta muito – o calor é o inimigo do íon lítio.

Se você retira o notebook da eletricidade uma vez por semana ou uma vez por mês, não há problemas em deixar a bateria no lugar. Isso porque sistemas de carregamento inteligentes param de recarregar assim que a bateria alcança a capacidade completa. Muitos notebooks ainda conseguem controlar a idade da bateria e mantê-la abaixo do completo para aumentar a duração.

Veja também!

Celular mais rápido: 6 dicas para acelerar o sistema Android

Conheça a Deep Web, o lado oculto da internet

Texto: Gordon Mah Ung, editor e fundador da revista Maximum PCEdição: Ricardo Piccinato

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.