Aprenda informática de forma rápida sem sair de casa

Cursos livres na internet desvendam segredo de ferramentas modernas de edição de imagem, de cálculos, blogs, entre outras

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 12:44
Atualizado às 14:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Está decretado: não há como sobreviver no mercado de trabalho sem ter noções básicas de informática. Em alguns casos, nem
elas mais bastam: é preciso dominar programas específicos. Quanto mais conhecimento, melhor.
Mas o que fazer quando os modernos softwares não param de pipocar e o tempo para fazer um curso presencial de atualização está escasso? A resposta é simples e vem por meio da internet: os cursos livres, disponíveis na web.
Uma simples busca e é possível perceber a variedade de opções oferecidas para quem tem interesse em estudar, mas não dispõe de tempo regular e nem de muita grana para investir. Pensando nisso, separamos alguns cursos livres como sugestão para você que busca atualização. Confere aí!

Pacote Office

Carga horária: varia de acordo com o curso escolhido.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? A Fundação Bradesco por meio da Escola Virtual de Educação a Distância oferece diversos cursos on-line gratuitos para quem deseja aprender a trabalhar com o pacote Office. O curso mais atualizado disponível é a versão 2.010, que
abrange os níveis básicos, intermediários e avançados de Excel, Power Point e Word, além de Outlook. O curso de Excel é indicado para quem deseja aprender a trabalhar com planilhas de maneira simples, rápida e organizada. O Power Point é utilizado comumente na elaboração de apresentações e o Word na redação de textos. Já o Outlook é um sistema de envio e recebimento de e-mails.Todos os cursos são gratuitos e emitem certificado. Para obtê-lo, ao fim do curso, é necessário que o aluno passe por uma avaliação que medirá o conhecimento adquirido com as aulas. Vale lembrar que o curso tem prazo para ser concluído.
Notebook, computador, laptos, Ìcones, tecnologia

FOTO: Shutterstock.com

Digitação

Carga horária: 35 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? O curso é gratuito e tem como principal objetivo ensinar ao aluno as funções do teclado, dar dicas de ergonomia, indicar programas para a prática e oferecer exercícios que vão do básico ao avançado. O curso pode ser feito por qualquer pessoa que tenha cadastro no site. O diploma é opcional e pode ser solicitado mediante o pagamento de taxa.

Photoshop Cs5 básico

Carga horária: 40 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? A Prime Cursos é uma das empresas de cursos on-line que ajuda a desvendar os mistérios do Photoshop. O conteúdo oferecido capacita o aluno para entender as ferramentas da barra de propriedades, redefinir imagens, trabalhar com
camadas, cores, textos, pincéis, filtros, restauração e transformação, entre outras técnicas. Os interessados devem realizar cadastro no site e matrícula no curso. Depois de concluir o conteúdo, é preciso fazer uma avaliação final para testar o conhecimento. O curso é gratuito, mas o diploma só é emitido mediante pagamento de taxa.

Photoshop

Carga horária: 20 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? Photoshop é um programa de edição de imagens superfamoso por conta dos milagres que opera. Com uma ajudinha dele, imagens mudam de cor e ganham novos elementos. Artistas e modelos em fotografias perdem alguns quilinhos na cintura e exibem menos rugas. E é justamente por ser o ‘santo’ que reponde por todos esses milagres que o Photoshop desperta a curiosidade e o interesse das pessoas. Mas a utilização da ferramenta é mais simples e mais técnica do que parece. O curso livre oferecido pelo Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPed) ajuda os interessados a entender esses segredos. Faz parte
do conteúdo o trabalho com camadas, como trabalhar com as ferramentas da barra de opções, como aplicar efeitos de luz e de água, como tratar fotos, entre outros tópicos. Os interessados podem optar pelo plano gratuito, que tem carga horária de 20 horas e oferece certificado digital, ou pelo plano Plus, que tem 80 horas de curso, acompanhamento pedagógico e certificado entregue em casa. Vale lembrar que, ao final do curso, é necessário realizar uma avaliação para testar os conhecimentos adquiridos. Somente com essa prova é possível requerer o certificado.

Illustrator Cs5

Carga horária: 20 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? Dividido em 48 tópicos, o curso ensina como trabalhar com desenho em perspectiva, traçados, controle de alongamento para pincéis, pranchetas e importação de texto de forma rápida e simples. Para participar, o aluno deve se cadastrar no site e efetuar matrícula no curso. Os interessados podem optar por duas categorias diferentes. A gratuita tem carga horária de 20 horas e oferece conteúdo interativo e certificado digital. Há ainda opção pelo plano Plus, que é pago e oferece benefícios exclusivos, como mais horas aula e acompanhamento pedagógico com apoio de tutor.

Corel Draw

Carga horária: 20 horas.
Quem pode fazer? Não há pré-requisitos.
Como funciona? O Corel Draw é um programa de vetorização de imagens bastante utilizado para criação de marcas, logotipos, cartazes e outras ilustrações. O curso de Corel on-line oferecido pelo Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPed) ensina como utilizar todas as ferramentas disponíveis no programa, bem como suas principais aplicações. O conteúdo permite que o aluno aprenda a redimensionar objetos, converter traços em curvas, espelhamento e escalonamento, entre outras técnicas. Os interessados podem optar por duas categorias diferentes de curso. A categoria gratuita tem carga horária de 20 horas e oferece conteúdo interativo e certificado digital. Há ainda opção pelo plano Plus, que é pago e oferece benefícios exclusivos, como mais horas aula e acompanhamento pedagógico.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.