Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Apesar de o apelido ioiô ser um alívio cômico para a situação, é necessário tomar as rédeas do relacionamento para que isso não vire uma rotina
Veja o que fazer para não ter um relacionamento ioiô - Shutterstock

Amor e Sexo

Seu relacionamento é do tipo ioiô? Melhore já essa situação

Apesar de o apelido ioiô ser um alívio cômico para a situação, é necessário tomar as rédeas do relacionamento para que isso não vire uma rotina

[PAGE TITLE]

Você com certeza já ouviu falar na expressão casal ioiô em algum momento, ou então, só de ouvir a expressão, já pensou em algum relacionamento... Na última semana, os sertanejos Maiara e Fernando Zor — famosos pelo vaivém — anunciaram seu término. E, entre idas e vindas, esse já é o décimo rompimento do agora ex-casal. 

Mas, engana-se quem pensa que essa é uma condição exclusiva de celebridades. Longe dos holofotes, esse tipo de relação também é muito comum e costuma causar um enorme desgaste não só aos envolvidos, mas também aos amigos e conhecidos do par. 

Se você se identificou com essa situação, saiba que é possível levar o romance a outro nível com algumas mudanças de comportamento. Para isso, ouvimos dois especialistas: Arlete Gavranic, psicóloga e terapia sexual, e Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento, que deram algumas dicas. Confira:

O relacionamento ioiô pode se tornar um hábito

Para dar certo, é preciso dialogar e tentar parar de reproduzir as situações que sempre causam brigas ou estresse. É por essa razão que nem sempre a relação consegue ir adiante e se mantém num círculo vicioso.

Nesse sentido, é preciso avaliar quais são os gatilhos que levam aos comportamentos que provocam esse hábito de idas e vindas e, a partir disso, ambos precisam tomar novas atitudes se realmente querem fazer dar certo.

Passado é passado

Pessoas que se encontram em relacionamentos do tipo ioiô podem não se sentir seguras de si ou até mesmo achar que não são amadas de verdade devido a experiências anteriores ruins ou de padrões aprendidos com os pais, como “quem ama perdoa”. Um exercício de autoconhecimento sincero e foco no presente costumam ajudar. 

Um basta às DRs

A falta de comunicação pode levar ao fim. Quando tudo se torna uma discussão de relacionamento, a relação pode cair num marasmo e fazer com que a estabilidade se perca. Por isso, é importante conversar, entender e permitir que a outra pessoa da relação viva a vida é algo que pode ser cultivado para a qualidade do relacionamento.

Cuidado com o ciúme

Muitas vezes o ciúme é uma das causas do relacionamento ioiô. Pessoas muito possessivas e ciumentas geralmente sofrem com insegurança pessoal e tudo isso mobiliza brigas e rompimentos. Ou seja, o ideal é evitar esse sentimento

Proponha uma mudança para ambos

O relacionamento ioiô pode dar certo se houver mudanças e disposição do casal para melhorar. Respeito e boa comunicação são as palavras de ordem para evitar brigas, discussões e até mesmo para dar um basta na relação, tudo bem?

Fontes: Arlete Gavranic, psicóloga e especialista em terapia sexual; Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Famosos

Recém-saída da Globo, a atriz também está na mira da HBO Max

Receitas

Está com pouco tempo para cozinhar e não tem ideia do que preparar? Confira receitas fáceis e deliciosas

Moda

Look de 25 mil reais? Rafaella Santos chama atenção com produção caríssima em festa de Deolane Bezerra

Moda

Famosa foi criticada por Conselho de Enfermagem após fantasia de Halloween

Mundo místico

A pele iluminada e fresh é a grande aposta da primavera-verão! Saiba em qual maquiagem investir para arrasar, segundo a astrologia

Saúde

Nutricionista explica como funciona esse tipo de alimentação e cita quais alimentos fazem parte do método

Casa & Decor

Diga adeus às cores neutras! Arquitetas explicam como a tendência de tons vivos veio para ficar

Mundo místico

Mergulhe nos conselhos de moda da astrologia e escolha a roupa de praia ideal para você