Shake para emagrecer realmente funciona? Especialista responde

Descubra 4 mitos e verdades sobre a bebida que promete emagrecimento saudável

Médico nutrólogo desmistifica algumas questões sobre os shakes para emagrecer
Médico nutrólogo desmistifica algumas questões sobre os shakes para emagrecer - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 10/01/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouviu falar em shakes? Presentes no universo do emagrecimento, a proposta é que a bebida substitua parcialmente algumas das principais refeições do dia, contribuindo para uma menor ingestão de calorias e sensação de saciedade.

Mas será que os shakes são realmente seguros para emagrecer de forma saudável? Conversamos com o nutrólogo Nataniel Viuniski para esclarecer 4 mitos e verdades sobre a bebida. Vem ver! 

Os shakes devem ser usados por pouco tempo
MITO! 
Antes das promessas de perda de peso, é preciso lembrar que o produto consiste em um alimento, ou seja, pode ser usado por tempo indeterminado — diferentemente de remédios, por exemplo. Mas fique de olho em uma questão importante: o shake precisa estar inserido em uma rotina alimentar equilibrada e com estilo de vida saudável. Afinal, não adianta nada tomá-lo em uma refeição e extrapolar nas calorias das demais, né?!

O shake realmente emagrece
VERDADE! 
Sim, é real! O produto pode substituir até duas das três principais refeições do dia (café, almoço e jantar) devido à sua composição balanceada. Isso acontece porque as calorias ingeridas com a bebida são inferiores às de uma refeição, ou seja, haverá um deficit calórico que proporcionará o emagrecimento saudável. 

Vale destacar ainda que alguns estudos clínicos já provaram essa teoria, viu? O jornal British Journal of Nutrition, por exemplo, publicou um deles onde pessoas com sobrepeso ou obesidade passaram a tomar os shakes durante três meses, associando-o às mudanças no estilo de vida. O resultado? Perda significativa de peso. 

Segundo nutrólogo, o shake pode substituir até duas refeições diárias (Foto: Shutterstock)

Se eu parar de tomar o shake vou engordar

NEM MITO, NEM VERDADE! 
Isso dependerá exclusivamente do seu estilo de vida e também do seu organismo. Se você parar de consumir o shake, mas continuar com uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável, o peso poderá ser mantido. No entanto, se após parar, os hábitos forem poucos saudáveis, o peso perdido poderá retornar. Portanto, vale entender que engordar não estará diretamente ligado à pausa do shake, mas com ao estilo de vida adotado. 

É possível criar receitas a partir dos shakes

VERDADE! 
Além de ser consumido como bebida cremosa, ele também pode integrar outras receitas como ingrediente, incrementando o teor proteico desses pratos. Algumas sugestões: pudins, muffins, waffles e até brownies. Quem diria que shakes poderiam ser tão gostosos, hein?! 

Se depois de ficar por dentro dessas explicações você acha que essa estratégia pode ser boa para a sua vida, consulte seu médico e veja qual a melhor forma de usá-la no dia a dia! 

Fonte: Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ABRAN) e do Conselho de Nutrição da Herbalife Nutrition do Brasil

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.