Pós-treino: 5 dicas para fazer seu corpo render mais

O pós-treino é uma fase essencial para que a atividade física faça a diferença no seu corpo. Confira dicas

Alongamentos são ótimos para aumentar a flexibilidade
Alongamentos são ótimos para aumentar a flexibilidade - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 10/03/2022 às 16:00
Atualizado às 13:57

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Quem também está em busca de um corpo mais saudável por aí? Pois é. O que muita gente não sabe é que o período após a atividade física faz toda a diferença nos resultados do treino. Não à toa, esse período é conhecido como pós-treino e possui diversos protocolos como descanso e alimentação rica e balanceada.

Por isso, se você está em busca de potencializar os resultados de suas atividades físicas, vale a pena investir em um bom pós-treino. Separamos 5 dicas que podem ajudar você e fazer com a malhação renda mais. Confira:

Mulher após o treino bebendo água
É muito importante se manter hidratado após as atividades físicas (Foto: Shutterstock)

1. Dê atenção ao sono

Uma boa noite de sono é imprescidível para a sua evolução, sabia? E é exatamente por esse motivo que dormir por pelo menos 6 horas faz parte do pós-treino. Inclusive, se for possível dormir uma hora a mais, melhor ainda!

Um estudo realizado com jogadores de futebol constatou que as marcas de provas físicas dos atletas melhoraram significativamente depois deles dormirem cerca de dez horas por noite durante oito semanas. Neste caso, a sonolência diurna e a fadiga também reduziram, assim como a energia e disposição física aumentaram. 

2. Não se esqueça do alongamento!

Apesar de recomendado logo após as atividades físicas, os alongamentos podem aumentar a incidência de lesões, principalmente quando os treinos de força ou de flexibilidade são mais exaustivos. "O ideal seria separar um momento somente para alongar. Um dia só de alongamento ou fazer um de manhã e o outro a tarde/noite", afirma José de Araujo, que é personal trainer. 

3. Descanse bem ao longo da semana

Isso aí mesmo que você leu! Por mais que a atividade física seja uma importante aliada na perda de peso, também é necessário que você dê um descanso ao seu corpo. Por isso, nada de ir malhar 7 dias na semana, hein... 

A indicação da Organização Mundial da Saúde é de que sejam praticados 300 minutos de atividade física semanal. Ou seja, uma hora por dia ao longo de cinco dias da semana já é uma alternativa, sobrando dois dias para descansar.

Até os atletas profissionais fazem uma pausa durante a semana para melhorar seus recordes e assimilar seus treinos. Praticar atividades sem descanso pode aumentar as chances de desenvolver uma lesão, por exemplo.

4. Fique atento a suplementação

Mesmo que a suplementação seja recomendada por pessoas com mais experiência em atividades físicas, vale a pena buscar a orientação de um nutricionista ou de um especialista para entender qual a melhor opção de pós-treino para você, viu?

5. Cuide da sua alimentação

O que você come no pós-treino faz toda a diferença para o seu organismo com relação  aos resultados esperados. Nesse sentido, uma alimentação pobre em carboidratos aumenta a sensibilidade à insulina, tornando mais fácil para o corpo retirar açúcar do sangue e estocá-lo nos músculos e outros tecidos onde será posteriormente usado como combustível.  Então, não deixe esse momento da refeição de lado!

Fonte:SportLife.

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