Poros dilatados: o que são, porque surgem e como tratar

Preparamos um verdadeiro guia dos poros para entender direitinho porque eles ficam dilatados e como combater esse incômodo ( e algumas dicas de skincare!)

As peles oleosas costumam sofrer com os poros dilatados
As peles oleosas costumam sofrer com os poros dilatados - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 10/03/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Que ter pele oleosa não é fácil por si só, a gente já sabe. Mas e quando surgem outros incômodos devido à oleosidade? Acnes, cravos, poros dilatados... Oi? Poros o quê? Pois é, mulher, existe mais um fenômeno para você entender e tratar, viu? Os poros dilatados! 

Embora muito comuns, nem todo mundo sabe que eles existem e muito menos se livrar deles. Pensando nisso, consultamos a dermatologista Ana Coutinho e tiramos as principais dúvidas sobre o assunto — do surgimento ao tratamento! Confira já: 

Guia dos poros: o que são, porque dilatam e como tratar

Alto Astral: O que são poros dilatados?

Ana Coutinho: Os poros são aberturas na superfície da pele por onde as nossas glândulas sebáceas eliminam o sebo humano, fundamental para a proteção e lubrificação da nossa pele. Quando estas glândulas produzem uma quantidade de sebo maior do que o normal, os canalículos que se comunicam com a superfície ficam dilatados, e os poros acompanham esta dilatação. Se este distúrbio se mantém por um tempo muito longo sem tratamento ou controle, os poros acabam ficando permanentemente dilatados.

AA: Por que a pele oleosa é a que mais sofre com isso?

AC: A pele oleosa por suas características genéticas ou adquiridas (ambientais) produz muito mais sebo do que o necessário, o que leva a dilatação dos canalículos e poros, mais evidentes nas áreas oleosas da face com a zona T (testa, nariz e queixo). 

AA: Existe tratamento para a condição?

AC: Sim. Existem ativos presentes em produtos e linhas de dermocosméticos destinados ao skincare das peles oleosas, como o ácido salicílico 2%, o ácido láctico, gluconato de zinco, entre outros, ideais para o controle da oleosidade no longo prazo com redução dos poros dilatados. Portanto, para tratar é preciso usar produtos para a pele oleosa e acneica, que tenham em sua composição ativos com propriedades antiseborreicas. 

AA: O uso constante (e excessivo) de maquiagem pode entupir os poros? Quais as consequências?

AC: Sim, o uso de maquiagem pode provocar a obstrução dos poros, mas este fenômeno é mais frequente quando não existe uma higiene adequada da face após o uso de dos cosméticos. A principal consequência disso é o aparecimento da acne cosmética que pode aparecer logo após o uso da maquiagem ou após um tempo de uso crônico. Esta última forma acontece com o uso crônico de produtos mais oleosos, como, por exemplo, fórmulas muito pesadas e oleosas.

AA: Qual é a rotina de skincare ideal para quem apresenta essa dilatação? 

AC:  A rotina de skincare de uma pele oleosa  deve contar com alguns passos. São eles:

Ah, e nunca deixe de procurar um dermatologista antes de iniciar uma rotina de cuidados para a pele!

Quer aprender ainda mais sobre como cuidar dos poros dilatados? Então, dá uma olhadinha nesse guia:

Fonte: Ana Lucia Coutinho, dermatologista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora médica do Grupo Pierre Fabre

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.