Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
A insônia é um distúrbio que exige cuidados. Conheça 5 chás que podem te ajudar a ter boas noites de sono
Os chás são um importante aliado para combater a insônia - Shutterstock

Saúde

5 chás com potencial terapêutico para tratar a insônia

A insônia é um distúrbio que exige cuidados. Conheça 5 chás que podem te ajudar a ter boas noites de sono

Uma boa noite de sono é revigorante e, sobretudo, necessária para manter a saúde física e mental em dia, sabia? Quando o tempo de descanso é pouco, o corpo começa sofrer com esse efeito e dar sinais de que as coisas não vão bem.

Isso acontece, porque dormir tem um papel importante na restauração da energia cerebral e é responsável pelas sensações de bem-estar diurno. 

Portanto, apresentar desordem no sono, mesmo que por pouco tempo, deixa o indivíduo mais suscetível a doenças, como hipertensão, distúrbios endócrinos, diabetes e problemas imunológicos.

Já a longo prazo, dormir menos que o necessário resultará em distúrbios cognitivos-comportamentais, redução do pensamento criativo, menor aprendizado e interação social, déficit de memória e dificuldade em tomar decisões. 

A insônia

Assim, quando a qualidade do sono é insatisfatória e/ou a quantidade é inferior ao recomendado, o quadro recebe o nome de insônia. Essa psicopatologia pode persistir por períodos indeterminados e causa dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo e despertar precoce.

"Estresse, depressão, ansiedade e insônia costumam exacerbar-se mutuamente. Quem apresenta esse distúrbio no sono podem ser mais impactados por essas condições mentais por não dormir", explica a nutricionista Adriana Stavro. Além disso, o inverso é verdadeiro: tais condições psicológicas também podem desencadear a insônia. 

O impacto emocional não para por aí: a falta de sono pode levar a intensificação dos sentimentos de nervosismo, irritabilidade e inquietação. Por isso, tratar os problemas de sono é fundamental para ter uma vida saudável e equilibrada em diversas esferas. 

Mudança de hábitos

Manter um bom estilo de vida pode ser suficiente para combater e prevenir diversas doenças, bem como a insônia. Portanto, o conselho de Adriana é cultivar hábitos diários que sejam favoráveis para a manutenção de uma boa noite de sono. Alguns deles são: 

  • Evitar café;
  • Evitar chás preto e verde;
  • Evitar o consumo de chocolate após as 14h00;
  • Não ingerir álcool à noite, pois a vontade de ir ao banheiro  poderá interromper os estágios mais profundos do sono.
Chás que ajudam na insônia
A ingestão de chás pode ajudar você a melhorar seu sono (Imagem: Shutterstock)

 

O poder terapêutico dos chás 

Se as mudanças ainda não foram suficientes para garantir uma noite tranquila, a nutricionista dá uma dica de ouro: 5 ervas terapêuticas capazes de melhorar a qualidade do sono. Usá-las no preparo do chá e tomá-lo antes de dormir poderá acabar de uma vez por todas com a insônia. Confira! 

1. Camomila

"É uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada para tratar problemas como insônia, depressão, estresse e ansiedade. Ela é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante", conta Adriana. 

2. Valeriana (Valeriana officinalis)

A raiz de valeriana contém ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que parecem ter propriedades sedativas e estimulantes do sono.

Assim, a erva costuma ser usada como um tratamento natural para melhorar o sono, promover relaxamento e reduzir os níveis de ansiedade. 

3. Passiflora (Passiflora Incarnata)

A Passiflora é um sedativo à base de plantas usado para tratar ansiedade e distúrbios do sono. Segundo a nutricionista, o chá atua aumentando o ácido gama-aminobutírico, o GABA, no cérebro.

Esse aminoácido reduz a atividade no sistema nervoso central, o que resulta em relaxamento, melhora do humor e do sono e diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse. 

4. Lavanda 

"Poucas pessoas sabem que podem beber um chá de lavanda para uma rotina noturna mais relaxante. Com um efeito benéfico ainda na insônia e depressão, você pode usar a lavanda como óleo essencial também, em um difusor, massagens ou no travesseiro", indica a profissional. 

5. Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Adriana conta que a erva tem sido historicamente usada para fins medicinais, principalmente para condições psicológicas. De acordo com ela, as formas mais comuns de uso da erva-cidreira são o chá e óleo essencial. 

Modo de preparo dos chás 

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa da erva (em média 5g) ou um saquinho de chá
  • 1 xícara (250ml) de água quente

Preparo:

Esquente a água até formar pequenas bolhas (o ideal é não ferver). Coloque a erva, feche a caneca e aguarde 10 minutos. Coe ou retire o saquinho da água. Beba em seguida. Para obter os resultados desejados, beba uma xícara do chá escolhido 30 minutos antes de se deitar.

Vale lembrar que alguns casos de insônia e outras psicopatologias requerem o uso de remédios e acompanhamento psiquiátrico e/ou psicológico. Portanto, busque sempre orientação médica para receber o tratamento adequado e nunca se automedique. 

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista, especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Mestre pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia. 

Advertisement

Beleza

Tricologista explica a necessidade dos cuidados com os cabelos grisalhos principalmente em relação à exposição solar e ao calor

Receitas

Confira opções deliciosas dessa sobremesa tão querida!

Receitas

Nesse frio, nada melhor do que uma deliciosa fatia de pizza no jantar!

Moda

Confira as peças do nadador que parou a internet ao ser visto tricotando na arquibancada dos Jogos Olímpicos

Mundo místico

Saiba quais signos estarão com você nos momentos alegres e tristes

Saúde

Dieta balanceada e atividades físicas podem fazer uma grande diferença na saúde da grávida

Casa & Decor

Você ainda torce os panos de chão? Entenda por que essa e outras práticas devem ser repensadas!

Casa & Decor

Especialista em guarda-roupa inteligente dá dicas para você descobrir como organizar bem as suas roupas no inverno (COM VÍDEO)