Connect with us

O que você está procurando?

Nem os gatos escapam da gripe, sabia? Veja como a doença felina se manifesta e aprenda a tratá-la corretamente
Saiba identificar os sinais da gripe felina - Shutterstock

Pets

Gripe felina: como tratar e prevenir a doença

Nem os gatos escapam da gripe, sabia? Veja como a doença felina se manifesta e aprenda a tratá-la corretamente

Quem vê os gatos independentes e divertidos nem imagina que esses animaizinhos podem ficar doentes, né? E entre muitas doenças que costumam atingi-los, a gripe felina é uma delas. Além dos sintomas clássicos, a patologia pode ainda evoluir para quadros mais graves se não for tratada corretamente. 

“A gripe felina é causada por alguns microrganismos, como o herpesvírus felino tipo I e também o calicivírus tipo I, mas não é transmissível para humanos e cães, apenas entre gatos. Em alguns casos, outros vírus e bactérias podem ainda causar infecções secundárias”, explica o professor de medicina veterinária Juan Justino. 

Sintomas

Saber quais são os sintomas da doença é primordial para conseguir reconhecê-la e buscar ajuda do veterinário. Os mais comuns são:

  • conjuntivite;
  • depressão;
  • anorexia;
  • rinite;
  • salivação;
  • secreções nasais;
  • febre de até 40,5 °C.

O especialista em saúde animal destaca também a duração do quadro: os mais leves variam de 5 a 10 dias, enquanto os mais graves podem perdurar por até 6 semanas. "A gravidade depende muito do nível da infecção, da cepa que está causando a doença e da capacidade do sistema imunológico combater os microrganismos, entre outros fatores", acrescenta.

Por isso, o recomendado é o tutor levar o animal até um médico de confiança logo nos primeiros sintomas para que se façam os exames necessários e inicie o tratamento, podendo assim evitar um agravamento do caso. 

A gripe felina só acontece no inverno?

É comum associarmos quadros respiratórios com as baixas temperaturas, entretanto, embora a estação tenha, sim, uma maior incidência, a gripe pode ocorrer em qualquer época do ano. Isso acontece porque "a doença costuma atingir o sistema respiratório dos gatos e está associada a enfermidades como rinotraqueíte viral felina (RVF) e infecções por calicivírus (CVF), que juntas causam a doença do complexo respiratório felino", esclarece o docente.

Prevenção e tratamento

A vacina continua sendo a melhor forma de prevenir essa e muitas outras doenças, por isso, mantenha a carteirinha de vacinação do pet sempre em dia. Segundo Juan, há dois imunizantes que devem ser aplicados nos gatos pelo médico de confiança. Veja só:

  • um quando filhotes, recebendo uma dose a cada 9 semanas e reforço após 3 semanas da primeira dose, aproximadamente;
  • e o segundo é administrado em gatos mais sadios através da instilação nas vias nasais;

Além da imunização, outros hábitos ajudam no preventivo, como a higienização constante do lar e dos brinquedos usados pelos pets. Aliás, essas duas medidas são boas aliadas para evitar várias outras doenças, viu? 

E se já tiver um gatinho diagnosticado com gripe felina em casa, você precisa mantê-lo isolado dos demais bichanos seguindo o tratamento médico e guardando, inclusive, seus pertences pessoais como brinquedos, potes e caixas de areia para desinfetá-los. Isso evitará que os outros bichinhos da mesma espécie possam se contaminar. 

Fonte: Prof. Dr. Juan Justino de Araújo Neves, do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Braz Cubas. 

Advertisement

Estilo de vida

Bem-vinda ao time das pessoas com piercing. Agora é hora de cuidar da perfuração, por isso, veja cinco detalhes para se atentar

Beleza

Preparamos um verdadeiro guia dos poros para entender direitinho porque eles ficam dilatados e como combater esse incômodo ( e algumas dicas de skincare!)

Amor e Sexo

O calorão de despedida da estação proporciona vários momentos a dois gostosos. Veja como curtir!

Beleza

Especialista explica que, apesar de parecer agressiva, a frontoplastia possui recuperação rápida

Casa & Decor

Adora viajar, mas tem dificuldades na hora de arrumar a mala? Confira essas dicas para otimizar o espaço e organizar melhor o que vai levar

Receitas

As receitas de frigideira são ótimas para quem quer preparar algo prático e diferente para o almoço

Casa & Decor

Depois da limpeza pesada, é hora de higienizar corretamente os panos de chão, máquina de lavar, vassoura, entre outros itens. Veja como fazer

Estilo de vida

Nesse calor, nada melhor do que se hidratar através de alimentos, né? Confira frutas, legumes e verduras que ajudam a manter o corpo nutrido