Connect with us

O que você está procurando?

Além de impactar na fertilidade, o excesso de peso também está associado ao surgimento de doenças típicas do período gestacional
Excesso ou falta de peso pode estar associado a distúrbios no ciclo menstrual - Shutterstock

Saúde

Excesso de peso influencia na fertilidade e no desejo de ser mãe

Além de impactar na fertilidade, o excesso de peso também está associado ao surgimento de doenças típicas do período gestacional

Você já ouviu falar na atriz Rebel Wilson? Aposto que sim, viu! Protagonista de "De volta ao baile" da Netflix, Rebel chamou muita atenção após surgir mais magra em 2021, com cerca de 30 kg a menos. Apesar de ser muito feliz com seu corpo anteriormente, a atriz revelou que seu controle de peso tinha a ver com sua fertilidade e o sonho de ser mãe. "Fui informada que teria mais facilidade para engravidar caso levasse uma vida mais saudável", revelou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rebel Wilson (@rebelwilson)

 

Mas será isso não é um mito? Não mesmo! Estar acima do peso representa não só um risco para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares, como também pode interferir na fertilidade. Ou seja, afeta diretamente aquelas mulheres que desejam engravidar ou ser mãe em algum momento da vida. 

“A ovulação e a função reprodutiva são eventos biológicos dependentes das reservas energéticas do corpo. Não só o peso em específico, mas principalmente a composição corporal e a distribuição de gordura no corpo, além da qualidade da dieta e o sedentarismo, podem, sim, estar ligados à infertilidade feminina”, explica o Dr. Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana.

Mas, engana-se quem pensa que isso serve para quem está acima do peso, afinal os quilos a menos na balança podem também interferem na fertilidade. “Extremos como magreza e obesidade são considerados fatores de risco para infertilidade ovulatória entre as mulheres”, acrescenta o médico.

Por que o excesso de peso influencia na fertilidade?

Fernando Prado explica que, especificamente, o excesso de peso corporal pode estar ligado a distúrbios do ciclo menstrual e a infertilidade por conta da influência na fase de ovulação. “Sabemos que os distúrbios ovulatórios representam 25 a 50% de todas as causas de infertilidade em mulheres, e uma proporção significativa está direta ou indiretamente relacionada ao sobrepeso e à obesidade”, conta o médico.

Há ainda outras formas de comprovar essa associação: existe um estudo brasileiro feito com base em 263 prontuários de pacientes do sexo feminino inférteis que realizaram tratamento de reprodução assistida e tinham ciclos menstruais regulares mostrou os perigos entre o aumento de peso e a infertilidade.

De acordo com o médico, “o trabalho mostrou que o excesso de peso associou-se significativamente à anovulação (termo que define a ausência de ovulação). O IMC (Índice de Massa Corporal) acima da faixa normal comprometeu a ovulação em mulheres inférteis não obesas com ciclos menstruais regulares”, explica.

Grávida saudável
É extremamente importante a readequação da dieta durante a gravidez (Foto: Shutterstock)

 

Outros problemas relacionados ao excesso de peso e gravidez:

Há ainda outras questões que envolvem o excesso de peso e a gravidez, como o risco de diabetes gestacional ou a pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial na gestação).

Para isso, o especialista explica que pessoas que apresentam alterações metabólicas como obesidade, resistência insulínica ou histórico familiar de diabetes devem ser orientada quanto aos riscos do desenvolvimento de diabetes gestacional.

Além disso, é muito importante que essas mulheres sejam encorajadas a fazer mudanças imediatas no hábito alimentar, como a redução no consumo de açúcares, e praticar atividades físicas, para ajudar nas chances de concepção e na prevenção de doenças durante a gestação. “Uma perda de 5 a 10% do peso já é suficiente para ajudar a regular o ciclo menstrual, restaurar a fertilidade e evitar os riscos na gravidez”, diz o médico Fernando Prado.

Por isso, se você está em busca do controle de peso para tentar engravidar, aqui ficam as dicas do profissional. “O melhor a fazer é buscar ajuda médica de um especialista, bem como readequar a dieta com orientação de um nutricionista e, de preferência, buscar fazer atividade física supervisionada por um professor. Mas, se não for possível a supervisão, é importante que a paciente com sobrepeso comece devagar, com caminhadas ou atividades mais leves. Qualquer atividade física que aumente o gasto calórico já é vantajosa quando aliada com uma reeducação alimentar”, finaliza o médico.

Mulher grávida fazendo caminhada
Caminhadas podem ser benéficas na gravidez para controle de peso (Foto: Shutterstock)

 

Fonte: Dr. Fernando Prado, ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana.

Advertisement

Beleza

Apostando nesses cosméticos, a maquiagem terá mais durabilidade, bom acabamento e um resultado impecável

Casa & Decor

Saiba o que considerar para fazer uma melhor decisão na hora de investir em um modelo de mop

Famosos

Sim, é isso mesmo! A marca de luxo 'Ferrari' possui uma lista de famosos que não podem adquirir seus carros; veja alguns

Entretenimento

Perdeu a exibição? Então veja como foi o tão esperado primeiro episódio do MasterChef Brasil desse ano

Mundo místico

Relembre ou conheça uma famosa inspiradora de cada signo e veja se você se identifica com a do seu

Saúde

Não deixe a temperatura te desanimar: é possível emagrecer rápido, sem sair de casa e no tempo frio; veja como

Moda

O tweed é uma forte tendência para o outono/inverno deste ano; conheça o tecido e saiba como usá-lo

Pets

As baixas temperaturas aumentam os casos de gripe e doenças respiratórias em pets; veja como proteger o seu