Connect with us

O que você está procurando?

Publicado em fevereiro, estudo revela o segredo de mais de 6 mil pessoas que conseguiram manter a perda de peso; especialista comenta o assunto
No estudo, os participantes mostraram diversas maneiras de valorizar o processo de emagrecimento - Shutterstock

Saúde

Estudo identifica fatores essenciais para manter a perda de peso

Publicado em fevereiro, estudo revela o segredo de mais de 6 mil pessoas que conseguiram manter a perda de peso; especialista comenta o assunto

Manter a perda de peso pode ser uma tarefa muito complicada e isso acontece por diversos fatores. As dietas altamente restritivas, por exemplo, são uma das que mais acabam dificultando o processo de emagrecimento definitivo, e é justamente esse “efeito sanfona” que desanima bastante gente de continuar a eliminar gordura.

Contudo, uma novidade pode ajudar quem está neste processo. Um estudo feito em larga escala e publicado pela revista "Obesity: The Journal Of The Obesity Society" conseguiu identificar o segredo de pessoas que conseguiram manter a perda de peso. 

Nesta publicação, os mais de 6 mil participantes do estudo puderam descrever, em suas próprias palavras, o que os ajudou a obter o sucesso. Boa parte deles perderam, em média, 50 quilos e mantiveram o peso por mais de três anos. Além disso, os participantes puderam contam sobre suas motivações (no passado e no presente), as estratégias utilizadas para manter a perda de peso e as mudanças de estilo de vida. 

Marcella Garcez, que é nutróloga, comenta que “uma das descobertas mais impressionantes foi como as pessoas que mantêm a perda de peso descreveram a perseverança diante dos contratempos (as chamadas ‘fugas’ da dieta). Eles viam as ‘adversidades’ como parte de sua jornada bem-sucedida. Contratempos não eram descritos como fracassos. Eles eram vistos como uma interrupção temporária em seu caminho. Muitos deles descreveram voltar aos trilhos na próxima refeição ou no dia seguinte e medindo o sucesso geral com base em metas de longo prazo”.

No estudo também foi possível identificar pontos em comum entre os participantes. Entre os motivos apontados estavam problemas de saúde como diabetes e problemas cardíacos. Outros citaram preocupações com mobilidade, aparência, sugestões de familiares ou amigos e a necessidade de mudança. “Dessa forma, outra estratégia é colocar a saúde como prioridade, não buscando o emagrecimento por padrões estéticos, mas por questões significativas de saúde e longevidade”, diz a médica.

Também foi possível identificar as principais dicas apontadas pelos participantes para quem quer manter a perda de peso. Confira a seguir quais são!

Pessoa escolhendo fruta ou doce na dieta
Entre as dicas citadas pelos participantes está o desenvolvimento de uma nova relação com a comida (Foto: Shutterstock)

 

1. Planejamento a longo prazo

Segundo a Dra. Marcella, não aumentamos o peso de um dia para o outro, então, da mesma forma, não conseguiremos atingir as metas de emagrecimento em um prazo muito curto. Para isso, a médica exemplifica como a perda de peso funciona.

“Quando falamos na relação entre calorias dos alimentos e peso, cerca de 8.000kcal (calorias) equivalem a 1 kg. Ou seja, temos nossa taxa de metabolismo basal (quantas calorias o corpo gasta para exercer suas funções vitais). Supondo que uma pessoa precise comer 2.000kcal por dia, ela só engordaria 1 kg em um dia se comesse 10.000kcal, o que é algo altamente improvável. Então esse sobrepeso acontece a longo prazo. Da mesma forma, para emagrecer 1 kg, essa mesma pessoa se fizesse uma dieta de 1.500kcal precisaria de duas semanas. Então o emagrecimento não pode ser visto como um processo curto e pontual: ele precisa ser estratégico e pensado a longo prazo”, explica a nutróloga.

2. Perseverar apesar dos contratempos

Por mais que você acredite que deve haver um compromisso para “se domar”, fazer cortes na dieta e seguir isso à risca, não comendo, por exemplo, doces, bolos, massas e pão, não é estratégico ser tão cruel consigo mesmo.

“Isso gera culpa. E nossa relação com os alimentos não devem ser de culpa nem de compensação. Quando alguém está buscando emagrecer, pode parecer que a restrição é a única maneira de permanecer firme em busca do objetivo. Mas, na verdade, se você quer perder peso, ser rigoroso demais com cada pedacinho que passa pelos lábios pode sabotar seus objetivos — sem mencionar sua autoestima”, afirma a médica.

“Você pode incorporar tudo com moderação, que não é apenas uma maneira sustentável de viver, mas também uma maneira mais gentil de se tratar. Além disso, essa forma de lidar com a comida não atrapalha eventos sociais e encontro com amigos. Isso também ajuda a afastar a privação resultante da tentativa de evitar a culpa pela comida, e torna possível ter comida que agrade ao seu paladar, enquanto ainda perde peso”, diz a médica. Em resumo: comeu um pedaço de bolo? Saboreie e volte ao plano.

3. Olhe para o ontem, o hoje e pense no amanhã

O processo de emagrecimento durará alguns meses, a depender de quantos quilos você quer perder, então o ideal é fugir das dietas restritivas e buscar alimentos in natural, com baixa densidade calórica.

Alimentos com baixa densidade energética são aqueles que possuem pouca caloria por grama de alimento. Então muitas frutas, legumes, o leite e iogurte desnatados, por exemplo, encontram-se nessa categoria. Em um plano alimentar para emagrecimento, as verduras e legumes, por exemplo, podem representar a maior parte do prato, que também deve conter proteínas, gorduras boas e carboidratos complexos (com mais fibras). Dessa forma, há maior saciedade”, diz a médica.

“Mas essa dica também tem a ver com uma mudança percebida na rotina. É muito comum que as pessoas que conseguem ver resultados e perceber que estão no caminho fiquem ainda mais motivadas. Por conta da mudança também no cardápio, comendo alimentos mais nutritivos, percebam-se menos cansadas e mais dispostas — desde que estejam realizando uma boa e equilibrada alimentação”, explica.

4. Rastreamento da ingestão de alimentos

Existem, hoje, muitos aplicativos de monitoramento da dieta — assim como aqueles que contam os passos. “Alguns estudos descobriram que quanto mais as pessoas monitoram seus esforços para perder peso, mais peso elas tendem a perder de forma consistente. Vimos esse aumento das ferramentas digitais de saúde na última década e elas fornecem uma ótima maneira para as pessoas acessarem intervenções para melhorar sua saúde”, explica a Dra. Marcella.

A rotina de montar uma espécie de diário alimentar online com esses aplicativos, ajuda a ter noção das calorias na dieta. “Pesar os alimentos também é uma estratégia importante e complementar, porque, a olho, é fácil se enganar com as porções dos alimentos. Mesmo ‘uma colher de sopa’ pode variar sobremaneira, sendo rasa, cheia, bem cheia, e cada uma tem um peso em gramas — lembrando que as calorias ingeridas dependem da porção (em grama) dos alimentos”, diz.

5. Foque sempre na sua saúde

Por fim, os entrevistados acreditam que as mudanças mais importantes para seguirem motivados incluíam redução da dor, estado médico, confiança, sentir-se mais à vontade e confortável mental e fisicamente, condicionamento físico e imagem corporal.

“As mudanças dietéticas e de estilo de vida, adicionando exercícios físicos, são altamente importantes para prevenção, tratamento e controle de doenças metabólicas”, conclui a nutróloga.

Fonte: Marcella Garcez, médica, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

 

Advertisement

Comportamento

Após vir a tona o estupro de uma menina de 11 anos e da atriz Klara Castanho, especialistas comentam a importância do apoio emocional nessas situações

Entretenimento

As plataformas de streaming estão repletas de produções que celebram o Dia do Orgulho LGBTQIA+; confira agora quais são

Pets

A mania dos gatos de afofarem ficou conhecida no TikTok como "amassar pãozinho"; descubra porque os bichanos amassam com as patas

Moda

Se você quer ficar por dentro das peças e estilos que são tendência, esses influenciadores de moda do TikTok podem te ajudar

Finanças

A pandemia de Covid-19 foi uma das principais responsáveis por aumentar o número de dívidas entre a população brasileira; veja como resolver problema

Estilo de vida

Será que você tem se cuidado ou anda levando a vida só no automático? Inclua essas dicas de autocuidado nas rotinas diárias e viva melhor

Casa & Decor

Descubra agora se é o cobertor ou o edredom que podem te proporcionar noites tranquilas e sem crises alérgicas no inverno

Saúde

É verdade que é proibido nadar em piscinas durante a gravidez? E comer por dois? Entenda o que é verdade e o que é mito na gestação