Conheça 5 benefícios do azeite para a saúde

Além de muito útil na cozinha, o óleo pode ser um grande aliado na prevenção de doenças

Confira as vantagens de consumir azeite!
Confira as vantagens de consumir azeite! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 30/05/2021 às 12:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Extraído da azeitona, fruto da oliveira, o azeite é um óleo muito popular na gastronomia de diversos países. Muito antigo, estima-se que já era usado por volta de 3000 anos antes de Cristo, sendo, ainda hoje, um ingrediente regular na alimentação mediterrânea e útil para a culinária contemporânea. 

Com uma vasta variedade no mercado, o alimento pode servir como tempero, base de molhos e patês, incrementador de receitas ou simplesmente para dar um toque final, especialmente em massas. 

Além do seu uso no preparo das refeições, muitas pessoas costumam adicioná-lo às misturas caseiras para hidratar a pele e os cabelos, devido ao seu alto potencial hidratante e capacidade de remover impurezas. 

Apenas nessas duas formas de utilizá-lo, já é possível perceber a sua versatilidade. No entanto, as vantagens do azeite não param por aqui: consumi-lo regularmente pode auxiliar em diversas áreas da nossa saúde, incluindo a prevenção de doenças!

Confira 5 benefícios desse ingrediente para o organismo, segundo a nutricionista Vitória Falcão, em parceria com a Baskets, plataforma especializada em comidas e bebidas artesanais. 

1 - Reduz os riscos dediabetes: o azeite é uma gordura que auxilia na manutenção dos níveis de glicemia e insulina. Conforme um estudo publicado no jornal acadêmico Diabete Care, após 4 anos de acompanhamento, 51% das pessoas que mantiveram uma dieta rica apresentaram menor incidência do diabetes tipo 2, mesmo tendo sérias doenças cardiovasculares. Enquanto o restante, que seguiu uma alimentação com baixa ingestão do óleo, não demonstrou esses benefícios.

2 - Ação anti-inflamatória: alguns compostos presentes no azeite são capazes de reduzir inflamações e combater radicais livres. Conhecida como oleocanthal, essa substância presente no azeite de oliva-extra virgem possui ação anti-inflamatória natural comprovada. Ela consegue ainda obter a mesma resposta do corpo do que um remédio anti-inflamatório não esteroide (como o Ibuprofeno), de acordo com o estudo científico publicado no Olive Oil Times, portal que trata da produção e industrialização do azeite. 

3 - Bom para o coração: a boa quantidade de ácidos graxos na composição do azeite ajuda na redução do "colesterol ruim", chamado LDL e aumenta o "colesterol bom", denominado HDL. Sendo assim, por manter baixas as taxas do LDL, é evitada a produção de placas de gordura, responsáveis pelas doenças cardiovasculares.

4 - Protege o cérebro: com pesquisas em andamento para provar que o azeite melhora funções cognitivas, a ciência se pauta no composto hidroxitirosol, possivelmente capaz de retardar o envelhecimento do cérebro por preservar os neurônios. 

5 - Regula o intestino: por ser uma gordura saudável, o azeite pode ser utilizado como um laxante natural suave, capaz de reduzir episódios de prisão de ventre se consumido regularmente. No entanto, esse uso medicinal deve ser indicado por um nutricionista, nutrólogo ou outros profissionais da saúde. 

Consultoria: Vitória Falcão, nutricionista parceira da Baskets.