Gin: receita especial da bebida que virou tendência

Destilado está na moda e rende drinques refrescantes, versáteis e decorativos

A estrela da vez é o gin
A estrela da vez é o gin - Shutterstock

por Julia Natulini
Publicado em 26/11/2021 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a época de festas e o calor típico de fim de ano se aproximando, drinks diferentes e bem elaborados passam a ser mais consumidos. A estrela da vez é o gin, destilado à base de cereais, zimbro e outras especiarias. Febre nos anos 1960, já há algum tempo a bebida vem ganhando adeptos. “No Brasil, o gin começou a ganhar mais força em meados de 2010, quando as pessoas passaram a trocar a caipirinha por gin”, conta o mixologista Wellington Costa.

O gin, por si só, é pouco calórico, oferece maior refrescância ao paladar e tem um charme único que dificilmente há quem resista: é uma bebida que pede ousadia na decoração do copo ou da taça, o que a valoriza ainda mais. “O gin procura ter algo inusitado para se diferenciar dos demais integrantes da festa'', brinca o mixologista Henrique Espíndola. “É uma bebida que acabou se tornando um item de diferenciação referente às pessoas. Além disso, gin com tônica é um drink fácil e prático de fazer”, completa ele, que reforça ainda que o destilado pode ser harmonizado em diversos tipos de composição.

Segundo Costa, a bebida também está ganhando espaço no mundo artesanal com diversas incrementações. “A tendência é que faça cada vez mais sucesso, principalmente no meio dos jovens”, diz.Se você é do time que já é fã da bebida, aposte na receita que separamos para dar um up na sua sexta-feira. Experimente fazer em casa e convide os amigos:

Gin com folhas de louro

Reprodução/ Guia da Cozinha 


Tempo:
10 minutos
Rendimento: 1 copo ou taça
Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 50 ml de gin
  • 2 folhas de louro
  • Pimenta rosa a gosto
  • Água tônica
  • Gelo

Modo de preparo

Acrescente gelo até próximo a borda, coloque as folhas de louro e a pimenta rosa. Coloque a bebida e complete com água tônica, misturando levemente com uma colher bailarina. Aproveite.

Fontes: Wellington Costa, mixologista da Turn the Table, holding gastronômica detentora dos estabelecimentos O Pasquim Bar e Prosa, Vero! Coquetelaria e Cozinha e A Ventana Bar & Café, e Henrique Espíndola, mixologista da Botanic Drinks. 

Receitas:Guia da Cozinha

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.