RECEITAS

Alimentos coloridos: saiba como a coloração de cada alimento te beneficia!

Cada cor presente nas frutas e legumes indica que o alimento possui um nutriente específico. Aprenda a identificá-los e acrescente mais saúde a sua dieta!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 19:35
Atualizado às 16:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os pigmentos naturais são substâncias que dão cor aos alimentos e estão relacionados com importantes atividades biológicas. Apesar de não terem valor nutritivo, agem como aliados na cura e prevenção de diversas doenças. Por isso, a dica é “colorir” a sua alimentação. A nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki explica os benefícios de cada grupo. Conheça!

Foto de suco verde, vermelho e laranja

Foto: Shutterstock.com

Grupo Vermelho/Roxo

A antocianina, pigmento que dá a cor arroxeada, é um flavonoide com a1ção antioxidante, excelente para o sistema circulatório, evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos sanguíneos. Alimentos: berinjela, beterraba, uva, ameixa, cereja, morango, maçã, figo, romã, lichia.

Grupo Laranja

Ricos em carotenoides alfa e betacaroteno, dois pigmentos que dão a cor laranja aos alimentos, agem como antioxidantes no organismo, fortalecem o sistema imunológico e são excelentes para o bom funcionamento dos pulmões.
Alimentos: cenoura, manga, melão cantalupe, damasco e caqui.

Grupo Amarelo/Verde

Pigmentos que dão a cor amarelo-verde, luteína e zeaxantina, são carotenoides com ação na área dos olhos – reduzem o risco de infecções, catarata e até mesmo cegueira – mas também atuam para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Alimentos: couve, pepino, milho, alface, abacate, kiwi, pera, banana e melão.

Vários copos com suco de frutas variados

Foto: Shutterstock.com

Grupo Laranja/Amarelo

Os carotenoides betacaroteno e betacriptoxantina são os pigmentos responsáveis pela cor laranja-amarelo. No organismo, atuam no fortalecimento do sistema imunológico e evitam alguns tipos de câncer, como o de mama.
Alimentos: limão, laranja, tangerina, goiaba branca, papaia, abacaxi, nectarina, pêssego, maracujá e carambola.

Grupo Verde

Sulforafano, isotiocianato e indóis são os pigmentos que dão a cor verde e atuam no fígado, estimulando a produção de enzimas que combatem substâncias cancerígenas, e ajudam a prevenir câncer de cólon e mama.
Alimentos: abobrinha, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, repolho chinês, agrião e bertalha.

Grupo Branco/Verde

Os flavonoides quercetina, campferol e alicina são os pigmentos responsáveis por dar a cor branco-verde nos alimentos. Eles têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, atuam no combate a doenças cardíacas e evitam formação de coágulos sanguíneos, inibem o aparecimento de tumores no intestino e reduzem o riso de câncer.
Alimentos: cebola, alho, aipo, alho-poró, alcachofra, cebolinha, cogumelo, nabo, endívia e vinho-branco.

LEIA TAMBÉM