RECEITAS

5 dicas para converter medidas caseiras!

Para você não errar no preparo da receita e arrasar na cozinha, separamos 5 dicas para converter medidas caseiras com tabela de conversão para mililitros!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/07/2016 às 10:15
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando vamos preparar alguma receita, é comum nos depararmos com ingredientes medidos em xícaras e colheres, as famosas medidas caseiras. Mas, nem sempre sabemos a quanto equivalem essas medidas e, por isso, vamos dar algumas dicas para você não errar da próxima vez em que preparar sua receita favorita.

Colher de sopa com sal.

FOTO: Shutterstock.com

Medidas rasas

  • Todas as medidas, sejam em xícaras (chá) ou colheres (sopa), são usadas rasas, ou seja, após encher o recipiente com o ingrediente, passe uma faca ou lâmina para retirar o excesso.

Colheres e xícaras

  • Colheres e xícaras medidoras simples podem ser encontradas em várias lojas de utensílios domésticos ou até mesmo nos grandes supermercados. Elas costumam vir em kits, são de plástico na maioria das vezes e podem ser guardadas na própria gaveta de talheres e utensílios, para que você tenha sempre à mão ao preparar qualquer receita.

SAIBA MAIS

Turbine os benefícios do poderoso limão!

Receita de pastel de nata

5 receitas de forno para fazer na frigideira

5 receitas de canja de dar água na boca!

Tabela básica de conversão:

  • 1 litro → 4 xícaras (chá) → 1000ml
  • 1 xícara (chá) → 16 colheres (sopa) → 240ml
  • 1 colher (sopa) → 3 colheres (chá) → 15ml
  • 1 colher (chá) → 1/3 de colher (sopa) → 5ml

Medidas caseiras

  • Outra dica é utilizar o mesmo utensílio para medir todos os ingredientes. Assim, se uma receita de bolo pede 1 xícara (chá) de óleo, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar, você também pode utilizar, ao invés da xícara, um copo americano ou de requeijão para medir todos esses ingredientes. O que não vale é medir o óleo com um copo e a farinha com outro.

Use a lata!

  • Você também pode utilizar a lata do leite condensado ou do creme de leite vazia em sua receita. Ela equivale praticamente a uma xícara (chá) e pode ajudar a medir todos os ingredientes da mesma maneira.

Texto: Nathalia Boni