RECEITAS

Carol Fiorentino, jurada do Bake Off Brasil, do SBT, dá dicas de bolos sem glúten e uma receita especial

A jurada do Bake Off Brasil, do SBT, Carol Fiorentino dá dicas para fazer bolos sem glúten e ensina uma receita especial de bolo de amendoim

None
Foto: Carolina Lourival Ribeiro/Divulgação SBT

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/07/2016 às 08:36
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O glúten é uma proteína natural da farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Além dos celíacos (quem tem intolerância a essa proteína), várias pessoas têm consumido cada vez mais receitas sem glúten com o objetivo de melhorar a qualidade de vida! A chef confeiteira Carol Fiorentino, jurada do Bake Off Brasil – Mão na Massa, do SBT, tem focado cada vez mais na prática de substituir e acrescentar ingredientes ricos em nutrientes a fim de alcançar uma alimentação mais equilibrada, saudável e saborosa.

Carol Fiorentino jurada do Bake Off Brasil do SBT

Foto: Carolina Lourival Ribeiro/Divulgação SBT

Quando o assunto é o preparo de bolos sem glúten, a confeiteira ressalta que não há segredos ou truques: “existem diversos bolos que já comemos no nosso dia a dia que não têm glúten e nós nem sabemos”, comenta.

Dicas da Carol Fiorentino

  1. Misturar as farinhas certas: para ela é um processo fundamental. Dependendo da massa, uma misturinha de fécula de batata, por exemplo, é ótima para dar leveza. Já uma de polvilho doce contribui para dar liga e a de farinha de arroz o peso ideal. “Para massas simples uso bastante a fécula e acho o resultado incrível”, acrescenta a chef.
  2. Massa mais molhadinha: assim como nas receitas tradicionais, também é possível obtermos uma massa fofa e molhadinha mesmo retirando o glúten. “A dica é colocar bastante ar na massa”, conta Carol. “Pensando no modo de preparo, bater bem os ovos, principalmente as claras, é essencial para dar mais leveza. Já para preparos com manteiga, é importante sempre batê-la muito bem com o açúcar”, complementa.
  3. Como transformar o bolo comum em uma versão sem glúten?: na maioria das vezes, apenas substituir a farinha de trigo das receitas é o jeito mais prático para adaptarmos versões que estamos acostumadas para a opção sem glúten. Nem sempre essa troca pode dar certo, mas o segredo, segundo Carol, é não ter medo de experimentar. “Faço muitas experiências com farinhas diversas. Adoro ir na zona cerealista e comprar coisas diferentes, farinhas de uva, maçã, maracujá, araruta, berinjela e beterraba. Enfim, me divirto testando!”, confessa.

Veja também!

5 receitas de canja de dar água na boca!
8 dicas de Guga Rocha para uma sopa saudável!
Aprenda a fazer uma marmita saudável e economize

Bolo de amendoim com doce de leite cozido da Carol Fiorentino!

bolo sem glúten de amendoim da Carol Fiorentino em um prato

Foto: Divulgação SBT

Ingredientes:

  • 6 ovos (claras e gemas separadas)
  • 200g de açúcar refinado
  • 200 g de amendoim moído
  • 1 colher (sopa) bem rasa de fermento em pó

Modo de preparo: bata as claras em neve em picos firmes. Acrescente as gemas, uma a uma, o açúcar e continue batendo. Retire da batedeira e misture muito delicadamente o amendoim moído e o fermento. Coloque em uma fôrma untada com manteiga ou com papel-manteiga no fundo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e desenforme.

Ingrediente para o leite condensado cozido:

  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo: na panela de pressão, coloque a lata fechada, cubra com água e coloque meio limão (para não escurecer a panela). Quando levantar pressão, deixe passar 25 minutos e desligue o fogo (se quiser ele bem firme, deixe 40 minutos). Espere a panela sair da pressão, retire a lata e aguarde esfriar completamente. Abra, coloque em um potinho bem charmoso e sirva o bolo com uma colherada.


Texto: Beatriz Albuquerque e Vanessa Nogueira