Connect with us

O que você está procurando?

A relação controversa entre religião e ciência dura milênios. Mas, o que diz a ciência sobre Pôncio Pilatos ser o presidente da Judéia? Saiba mais!
- FOTO: Mihaly Munkacsy/Wikimedia Commons

Religião x Ciência: Pôncio Pilatos realmente existiu?

A relação controversa entre religião e ciência dura milênios. Mas, o que diz a ciência sobre Pôncio Pilatos ser o presidente da Judéia? Saiba mais!

Uma ciência falsa gera ateus, mas verdadeira ciência leva os homens a se curvarem diante da divindade (…). A frase anterior é atribuída a Voltaire, um dos expoentes do Iluminismo e famoso crítico dos privilégios do clero (o movimento iluminista, que ocorreu no século XVIII, buscava explicações racionais para os fatos bíblicos.

A Bíblia, além de ser uma espécie de guia para diversas religiões, tornou-se um documento histórico. Por isso, pesquisadores do mundo todo se dedicaram a tentar entender, comprovar ou refutar aquilo que está escrito nesse livro milenar.

 

bíblia-pôncio-religião

FOTO: iStock/Getty Images

 

A verdade sobre Pôncio Pilatos

E no ano quinze do império de Tibério Cesar, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galileia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto à palavra de Deus a João, filho de Zacarias (Lucas 3:1,2).

Em 1961, durante escavações em Israel, um grupo de arqueólogos encontrou uma pedra que possuía as seguintes inscrições: “Pôncio Pilatos, governador da Judéia, dedicou ao povo de Cesaréia um templo em homenagem a Tibério”.

 

pôncio-bíblia-religião

FOTO: Mihaly Munkacsy/Wikimedia Commons

 

Esta rocha, a única evidência científica da existência do personagem bíblico, está exposta no Museu de Israel, em Jerusalém. A ciência que ajuda na comprovação histórica de alguns fatos da bíblia é a arqueologia, paleontologia ou papirologia, afirma Vicente Artuso, teólogo especialista em Sagrada Escritura e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Érika Alfaro  Edição: Nathália Piccoli

Advertisement

Notícias

A molécula do THC é a principal ligante do receptor CB1, que é o principal receptor canabinóide atuante no sistema nervoso.

Notícias

A vontade de comer as vezes parece incontrolável e o ataque a geladeira pode estragar todo seu esforço com a dieta. Saiba como controlar os desejos!

Moda

Aquele pequeno bolso tem uma funcionalidade que você não conhece; descubra pra que serve!

Estilo de vida

É comprovado que as músicas têm diversas influências sobre todo o corpo humano, mas como as letras e melodias agem na sua mente? Descubra!

Receitas

Se você ainda tem dúvida sobre os benefícios do chá verde, desvendamos todos os mistérios com ajuda de especialistas na erva. Confira!

Notícias

Os tratamentos para o câncer geram efeitos colaterais muitas vezes insuportáveis aos pacientes. Os princípios ativos da maconha podem aliviar os sintomas.

Receitas

Bolos, cupcakes e docinhos personalizados da Confeitaria da Luana: Confira o sucesso de uma doceria da capital paulista que faz delícias de encher os olhos!

Receitas

Bolo caseiro com legumes remete a bolo de cenoura? Pois você pode fazer esse tipo de bolo com beterraba, pimentão, batata-doce, abóbora e mandioquinha.