NOTÍCIAS

Ataque à geladeira? Saiba como controlar a vontade de comer!

A vontade de comer as vezes parece incontrolável e o ataque a geladeira pode estragar todo seu esforço com a dieta. Saiba como controlar os desejos!

None
Foto: PureStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/02/2017 às 18:32
Atualizado às 15:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Está com fome ou com vontade de comer? Em um primeiro momento, parecem sintomas iguais. Mas, na verdade, existe muita diferença entre eles, e se você não souber lidar com cada um, seu es – forço para perder peso pode ir por água abaixo. A fome é uma necessidade fisiológica, ou seja, ela surge como um aviso do organismo para você se alimentar de forma equilibrada e recuperar as energias gastas. Só assim, seu corpo pode continuar trabalhando de maneira saudável e eficiente. Já a vontade de comer está associada aos desejos. Por exemplo, quando uma pessoa está com fome, prepara sua refeição e a consome em seguida. Nesse caso, atende a uma necessidade, preenchendo o estômago. Porém, isso não garante que ela não sentirá vontade de comer novamente logo depois (geralmente, uma sobremesa). É nessa hora que você precisa aprender a controlar o impulso, caso contrário, o emagrecimento ficará comprometido.

Mulher de costas mexendo na geladeira

Foto: PureStock Images

O que fazer

É muito importante que você saiba conter suas vontades e emoções. Quando sentir um desejo enorme de devorar uma barra de chocolate ou uma pizza de calabresa, pare e analise se você não está enfrentando uma situação de sofrimento, angústia, ansiedade, carência ou até mesmo frustração. “Se existe um motivo ou um momento específico para sua vontade de comer, a alternativa é optar por alimentos saudáveis”, sugere Elizandra Souza, psicanalista de São Paulo (SP). “É comum a pessoa recorrer a alimentos que dão satisfação imediata. Por isso, escolhe os mais doces ou os mais gordurosos. Ninguém tem compulsão por alface, por exemplo”, completa. A compulsão e a ansiedade não são consideradas patologias, mas caso você não consiga controlar seu estado emocional e sinta muita necessidade de “atacar” guloseimas, a profissional recomenda consultar um nutricionista para descobrir as causas do descontrole alimentar. Dependendo do caso, ele poderá sugerir um psicólogo para auxiliar na perda de peso.

Como enganar a fome impulsiva

Há diversas maneiras de você se sentir saciada e driblar o fantasma da vontade de comer fora de hora. Veja quais são:

Coma a cada 3 horas
Fazendo refeições equilibradas ao longo do dia, a sensação de saciedade é prolongada, evitando que você coma de forma exagerada.

Mude o foco
Se está triste, estressada ou nervosa, nem pense em abrir a geladeira e devorar a primeira coisa que vê pela frente. Nessas horas, nada melhor do que um suco natural para preencher o estômago e matar a vontade de comer doce!

Não durma com fome
Antes de ir para a cama, beba 1 copo (200ml) de leite desnatado ou de suco de fruta. Dessa forma, seu metabolismo se mantém em atividade, fazendo com que sinta menos fome pela manhã.

Mulher de frente pra geladeira pensando

Foto: Shutterstock.com

Mastigue bem
Faça suas refeições em um lugar tranquilo para você conseguir comer sem pressa. Quanto mais mastigar os alimentos, mais rápido irá se sentir saciada.

Varie os alimentos
Procure seguir uma dieta que ofereça cardápios balanceados e com ingredientes diversificados. Assim, não sentirá vontade de beliscar alimentos na hora errada.

Beba água
Às vezes, seu organismo dá sinais de que está na hora de comer, mas pode ser que você esteja com sede. Se tiver essa sensação antes da refeição seguinte, aposte nesse líquido poderoso para enganar o estômago.

LEIA TAMBÉM