Com o prazo máximo de entrega até o fim de abril, o IR 2022 já deu as caras para muita gente. Veja agora como organizar a documentação
por Loyane Lapa
Publicado em 14/03/2022 às 10:36
Atualizado às 10:36
Já foi dada a largada para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR 2022)! Neste ano, o prazo máximo para a entrega da documentação é até o dia 29 de abril e o calendário de restituição do imposto já está programado para ocorrer entre os meses de maio e setembro. A expectativa da Receita Federal é de que sejam entregues cerca de 34 milhões de declarações dentro do prazo estimado.
Agora se este é o primeiro ano que você precisará entregar a declaração, fique tranquila! Fizemos uma listinha com as principais informações para que você não caia na malha fina, viu? Confira a seguir:
Como mencionado, o prazo máximo de entrega do IR 2022 é até o dia 29 de abril. Mas por ser o prazo limite, neste dia, o site fica congestionado e você corre riscos de não conseguir entregar seu imposto de renda a tempo, viu?
Por isso, quanto mais cedo você realizar a entrega, melhor é. Além disso, normalmente quem entrega bem antes do prazo final é incluído logo nas primeiras restituições. Ou seja, se você tem em mente alguma coisa importante para fazer com esse valor, é melhor entregar bem antes para conseguir um retorno mais rápido, tudo bem?
Essa é uma listinha um pouco mais longa! E, apesar da quantidade de documentos, você deve considerar apenas aquilo que é relativo ao seu ano-base (no caso, 2021). Veja abaixo a Receita Federal solicita no momento da entrega da declaração.
Mesmo que a lista preocupe de início, você só entregará os documentos que competem ao seu casoe o de seus dependentes, caso tenha, tá? Então, mãos à obra. Separe tudo aquilo que é importante antes de declarar o IR 2022 e organize com cuidado para não deixar nada passar em branco!
Leia também
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.