Connect with us

O que você está procurando?

No dia 21 de março é celebrado o dia internacional da Síndrome de Down, que tem o intuito de lembrar a condição e promover atividades de conscientização.
- Foto: Shutterstock

Dia internacional da Síndrome de Down: veja como é o diagnóstico!

No dia 21 de março é celebrado o dia internacional da Síndrome de Down, que tem o intuito de lembrar a condição e promover atividades de conscientização.

Há mais de 10 anos, o dia 21 de março vem sendo celebrado como o dia internacional da Síndrome de Down. Com o intuito de lembrar a síndrome e promover atividades de inclusão e conscientização, a data foi definida devido à alteração genética dos portadores, que se caracteriza pela presença de três cromossomos 21 – ao invés de apenas dois. Em uma data tão importante, veja como é o diagnóstico e aprenda mais sobre a Síndrome de Down.

A identificação do distúrbio pode ser feita no período pré-natal. Apesar de antigamente alguns exames serem capazes de oferecer apenas probabilidades de diferenças genéticas, hoje em dia a tecnologia possibilitou conhecimento e precisão maiores durante a gestação. “O ultrassom morfológico, realizado no primeiro trimestre entre a 11ª e a 14ª semana, e no segundo trimestre entre a 18ª e a 24ª, avalia o parâmetro chamado translucência nucal, e pode prever a possibilidade de várias condições, dentre elas a Síndrome de Down”, explica o médico Roberto Debski.

menina portadora de Síndrome de Down sorrindo, dia internacional da Síndrome de Down

Foto: Shutterstock

O profissional lembra que, de acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia, esse recurso tem índice de acerto de aproximadamente 70% no primeiro trimestre e de 90% no segundo. Além disso, Roberto também destaca que a confirmação das suspeitas de Síndrome de Down pode ser feita com a análise das células fetais em exames invasivos, como a biópsia de vilo corial (BVC) e amniocentese. “Esses procedimentos, ao contrário do ultrassom morfológico, oferecem riscos para o bebê, justamente por isso é importante conversar e decidir com o médico sobre a real necessidade de realizar tais avaliações”, alerta o especialista.

Seja no período pré-natal ou após o nascimento, o diagnóstico precoce auxilia a família a se preparar melhor e oferecer mais possibilidades de desenvolvimento para as crianças. As características físicas mais marcantes e recorrentes dos portadores do transtorno podem ajudar a chamar atenção dos pais e médicos. Baixa estatura, perfil achatado, rosto arredondado, olhos com fendas palpebrais oblíquas, língua protusa, orelhas pequenas, pescoço grosso e curto, mãos pequenas, com pregas únicas nas palmas, dedos curtos e grossos são alguns exemplos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Roberto Debski, médico, psicólogo e diretor da Clínica Ser Integral

Advertisement

Casa & Decor

Quando se trata de decoração do quarto dos filhos, muitos pais não sabem bem o que fazer. O tapete infantil de crochê é uma ideia divertida e barata!

Notícias

Acompanhar o que acontece no Facebook, Whatsapp e outros aplicativos é uma tentação. O problema é que as redes sociais podem prejudicar o foco. Entenda!

Casa & Decor

Todos os acessório deste projeto foram escolhidos para compor um ambiente com características clássicas, dignas de um verdeiro sonho de princesa. Confira!

Notícias

O Portal Alto Astral selecionou 9 dicas para você não deixar a tecnologia atrapalhar o foco, um problema que tem se tornado cada vez mais comum. Confira!

Casa & Decor

É possível receber filhos gêmeos em um ambiente moderno, equipado e que pode acompanhar o crescimento dos filhos. Confira o projeto a seguir!

Casa & Decor

O projeto elaborado pela arquiteta Carmen Calixto garante salas integradas, aproveitando o espaço do ambiente da melhor maneira possível

Casa & Decor

Se você gosta de deixar a casa sempre com a decoração moderna, não pode deixar de conhecer os quadros decorativos geométricos, com origem escandinava.

Casa & Decor

Os estilos de diferentes países deixam a casa ainda mais personalizada. Que tal apostar nessa ideia para deixar o seu lar com a sua cara?