Por que a imagem de Buda gordo e sorridente é tão popular? Saiba essa e outras curiosidades

Se você mentalizar uma representação de Buda em sua mente, qual imagem vem primeiro? Provavelmente, a figura de um Buda gordo e sorridente, certo? Isso porque essa reprodução tem um significado muito positivo se comparado às outras personalidades. Entenda melhor esse conceito e descubra outras curiosidades relacionadas ao budismo a seguir!

None
Foto: Pixabay.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/12/2017 às 18:25
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é à toa que, apesar de não ser Sidarta nas imagens de um Buda gordo e sorridente, elas não são apenas populares, mas também repletas de significados. O Buda gordo estaria representando a fortuna espiritual do interior dos indivíduos, além da esperança para o bem.

Na imagem de Hotei, sua enorme barriga não estaria indicando gula, mas sim a satisfação ou riqueza interior. A figura de Buda gordo e sorridente simboliza ainda a serenidade e sabedoria para alcance da paz espiritual.

De esquelético à saúdavel

Há um versão da imagem de Buda que conta que durante a busca pela iluminação, Sidarta não comia nada a ponto de comprometer sua saúde e ficar esquelético. Então, vendo que esse caminho provocava o sofrimento em detrimento da paz de espírito e felicidade, ele percebeu que se alimentar bem seria melhor do que sacrificar sua alimentação. Assim, ele comeu tão bem a ponto de atingir a iluminação com muita energia. A imagem dele gordo estaria relacionada a essa capacidade de se nutrir para atingir um estado superior. Essa ideia seria figurada por ele sorrindo, meditando e mais gordo.

Homofonia da palavra

Especialistas afirmam ainda que a confusão na imagem de Buda está ligada a homofonia, um termo usado para se referir a duas palavras que possuem grafias e sentidos diferentes, mas que se pronunciam de forma muito semelhante. Essas duas palavras seriam Buda e Budai.

A última era uma das formas para mencionar um monge budista chinês, chamado Hotei que era muito bem humorado, sorridente, careca e gordo. Hotei teve seu nome confundido com o de Buda, levando muitos a crerem que ele era Sidarta. Mas na verdade, Budai ou Hotei, nasceu na China, no século 10 e era um praticante do Zen Budismo.

Ainda sobre Budai

No Xintoismo e no folclore asiático em geral, Hotei é um deus. Ele ficou conhecido como um “Buda gordo”, mas na verdade é um monge chinês representado por uma enorme barriga e uma face sorridente que remete ao bom humor. É muito confundido com Sidarta Gautama, o Buda, mas ele é um dos deuses da boa sorte que inspira a generosidade humana, segundo a  tradição.

Ele está sempre sorrindo quando retratado, pois significa que sempre está satisfeito com a vida. As tradições folclóricas da Ásia afirmam ainda que ter uma estatueta de Hotei ou contemplar sua imagem significa mandar para bem longe as angústias e preocupações.

LEIA TAMBÉM

Texto e pesquisa: Gabriele Alves

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.