Especial Santos do Brasil: Padre Cícero

Conheça mais a respeito de Padre Cícero, santo brasileiro que possui uma história de vida inpisradora. Inspire-se em seu exemplo de devoção e seja feliz!

None
ILUSTRAÇÃO: Eugênio Tonon

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/08/2016 às 09:25
Atualizado às 11:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nosso país é repleto de santos poderosos aos quais você pode recorrer em momentos de necessidade. Neste Especial, traremos alguns dos mais conhecidos. Nesta matéria, conheça mais a respeito de Padre Cícero. Reze com fé e peça pela sua intercessão!

SAIBA MAIS

Especial Santos do Brasil: Frei Galvão

Especial Santos do Brasil: Madre Paulina

Ilustração de Padre Cícero

ILUSTRAÇÃO: Eugênio Tonon

Trajetória sagrada

Padre Cícero nasceu no dia 24 de março de 1884 na cidade de Crato, no Ceará. Filho do comerciante Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, com apenas 12 anos fez voto de castidade, inspirado na vida de São Francisco de Assis. Depois, mudou-se para a Paraíba para estudar no Colégio do Padre Inácio de Sousa Rolim, porém, com a morte de seu pai em 1862, ele voltou para Crato para ajudar sua mãe e as duas irmãs solteiras, que enfrentavam sérios problemas financeiros. Quando Cícero quis ingressar no Seminário da Prainha em Fortaleza, só conseguiu graças ao seu padrinho de crisma, o coronel Antônio Luiz Alves Pequeno. No ano de 1870, Cícero foi ordenado padre e apenas dois anos depois designado vigário para a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Lá, o padre fez um trabalho com pregações e visitas de casa em casa. E foi nessa cidade que ele se destacou.

Conhecido como o grande benfeitor de Juazeiro do Norte, Padre Cícero levou a Ordem dos Salesianos para Juazeiro do Norte, doou terreno para a construção do aeroporto, além de abrir várias escolas e ajudar a população pobre nos períodos de seca. Padre Cícero faleceu no dia 20 de julho de 1934 e, após sua morte, a devoção só aumentou. Muitas pessoas vão a Juazeiro visitar o seu túmulo, que fica na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Outro lugar de peregrinação é a Colina do Horto, onde uma estátua do padre foi erguida.

O milagre

No primeiro dia de março, em 1889, Padre Cícero celebrou uma comunhão geral na capela de Nossa Senhora das Dores. A beata Maria de Araújo, ao receber a hóstia consagrada, percebeu que ela se transformou em sangue. Esse fato aconteceu outras vezes e a população local achou que era um novo derramamento do sangue de Jesus, um milagre dos Céus. Os médicos Marcos Madeira e Idelfonso Correia Lima e o farmacêutico Joaquim Secundo Chaves atestaram que o acontecimento não podia ser explicado cientificamente e isso fez com que o povo acreditasse ainda mais no milagre. Com a divulgação que a imprensa fez, o fato se tornou ainda mais conhecido e o bispo da época chamou Padre Cícero para prestar esclarecimentos.

Hóstia

FOTO: Shutterstock.com

Mesmo admirado com o fato, o bispo foi pressionado a investigar oficialmente o milagre. A Comissão de Inquérito montada reconheceu o milagre, mas o bispo não gostou do resultado e nomeou outra comissão. A nova comissão agiu rapidamente, chamou a beata e lhe deu a comunhão. Como nada aconteceu, disseram que não havia milagre. O relatório enviado à Santa Sé, em Roma, confirmou a decisão do bispo. Sendo assim, o Padre Cícero foi punido com a suspensão de Ordem. Durante toda sua vida ele tentou mudar sua punição, mas não obteve sucesso.

Oração ao Padre Cícero

“Padre amado, padre soberano, Padre Cícero, de hoje para sempre eu me entrego a vós como vossa filha e serva, consagro ao vosso serviço a minha alma, o meu corpo e tudo que me pertence. Abençoai a minha família, os meus trabalhos, o meu caminho. (faça o seu pedido). Sede meu protetor na vida e conduzi-me ao Céu para viver feliz por toda a eternidade. Amém!”

Texto e pesquisa: Letícia Aguiar/Colaboradora | Edição: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Aline Barudi

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.