MUNDO MÍSTICO

Conheça os 7 dons do Espírito Santo e tenha uma vida iluminada

Os dons do Espírito Santo estão presentes em todos aqueles que acreditam no poder da fé. Quer saber mais sobre cada um deles? Leia mais.

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 10:58
Atualizado às 11:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cada um de nós possui qualidades especiais concedidas pelo Espírito Santo, que determina que nem todos têm capacidade de fazer tudo, mas cada um pode e deve fazer a sua parte pelo bem comum. Esses talentos são diversos e, com o tempo, as pessoas vão descobrindo os seus. Além disso, o Espírito Santo também concede seus sete dons a todos nós. São eles: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor a Deus. No contexto bíblico, o número sete significa universidade, totalidade, perfeição. Na Bíblia Sagrada, esses dons são descritos como qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano a seguir, com gosto e facilidade, os incentivos divinos, para tomar a melhor decisão em situações obscuras e reprimir as forças que se opõem à graça dos Céus.

Imagem de uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo

FOTO: Shutterstock.com

SAIBA MAIS

3 preces milagrosas ao Espírito Santo

Pratique os 10 mandamentos no seu dia a dia e viva melhor

Novena poderosa pela cura interior

O que são esses dons?

Essas dádivas concedidas pelo Espírito Santo nos ajudam a entender os planos de Deus em nossas vidas. Elas ainda estimulam os cristãos a lutar por um mundo mais justo e humano e a perseverar em nome da fé e da esperança.

O significado de cada um

Sabedoria: nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da existência. A pessoa sábia é aquela que pratica a justiça, tem um coração misericordioso e ama intensamente a vida.

Inteligência: nos dá a capacidade de entender e compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da igreja.

Imagem de uma mão segurando uma cruz com o sol ao fundo

FOTO: iStock.com

Ciência: é a capacidade de descobrir, inventar, recriar formas e maneiras de salvar o ser humano e a natureza.

Conselho: é um meio de orientar e ajudar a quem precisa, permitindo-nos dialogar cordialmente, em família e na comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio.

Fortaleza: dá às pessoas coragem para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda os jovens a terem esperança no futuro e as lideranças a buscarem uma sociedade mais fraterna.

Piedade: é o dom da intimidade e da espiritualidade. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um diálogo profundo com Deus. Acende a chama do do amor a Nosso Senhor e a todos os nossos irmãos.

Temor a Deus: traz a consciência de quanto o Pai eterno nos ama antes de tudo e do quanto precisamos corresponder a esse amor.

Edição: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Aline Barudi