5 truques para arrasar nos looks gastando pouco!

Consultora de moda dá dicas para ter um guarda-roupa estiloso, econômico e inteligente

Estar na moda e gastar pouco é possível!
Estar na moda e gastar pouco é possível! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 06/09/2021 às 12:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a alta nos preços em itens de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene e combustível, é comum que deixemos para depois outras compras — as que podem esperar um pouco mais —, como roupas, acessórios e bolsas, por exemplo. 

No entanto, nem sempre o vestuário pode ser considerado supérfluo. Aquilo que vestimos, além de definir nosso visual, é importante também para a imagem e mensagem que desejamos passar, e contribuiu ainda na autoestima e autoconfiança

Sendo assim, recorrer a alguns truques para aproveitar o que já se tem no armário e manter os looks estilosos gastando o pouco é uma estratégia e tanto em momentos de economia. Para isso, conversamos com a consultora de moda Camila Cavalcante que listou 5 dicas infalíveis para se vestir bem sem causar prejuízos ao orçamento. Confira!

Veja como criar looks incríveis sem mexer na carteira!/ Foto: Shutterstock

1. Olhe para o seu guarda-roupa!

Observe com atenção seus cabides e gavetas para entender tudo aquilo que você já tem, perceber quais são as peças-chaves e descobrir formas versáteis de usá-las. "Organize suas roupas e separe-as em três grupos: as  que você irá manter, as que precisam de conserto e outras para doação", indica Camila.  

2. Liste o que precisa realmente ser comprado

Após conhecer de verdade seu guarda-roupa e fazer a separação das roupas, ficará mais fácil entender quais tipos de peças faltam ali. Nesse momento, priorize anotar apenas o que você realmente sente que precisa e mantenha a lista na bolsa, principalmente nas idas ao shopping, pois ela te ajudará a manter o foco na hora das compras. 

Segunda a consultora, esse hábito, embora simples, ajudará a controlar os gastos e o impulso na hora de comprar. "Não resolva sair de última hora. Às vezes você não encontrará na modelagem que procura ou no preço ideal. Mantenha sempre anotado", complementa. 

3. Comprar pela internet e nos sites certos

"A internet é outro mundo e dentro dele tem excelentes oportunidades. Comece a pesquisar com base em sua lista e busque nos e-commerces que unem diversas marcas, pois as peças que estão ali são mais baratas que as da loja física", aconselha Camila que compartilha ainda outro grande truque: sites de fornecedores. "Como as taxas e os impostos são menores, eliminar os intermediários da compra reduz custos e gastar menos é algo que buscamos constantemente, não é?", detalha sobre a compra direto da fábrica. 

4. O poder dos acessórios

Um look aparentemente básico e simples pode mudar por completo quando você adiciona os acessórios certos à composição. Segunda a consultora, itens como colares (inclusive o mix deles), bolsas estruturadas e sapatos coloridos podem ser seus aliados em um dia de "preguiça fashion" para transformar seu visual. Além disso, vale considerar que normalmente os acessórios são mais baratos do que as roupas, portanto, são uma ótima opção de investimento! 

5. Saiba qual é o seu estilo

Para comprar roupas e acessórios é fundamental entender o que procuramos. Descobrir, conhecer e definir nosso estilo é um processo de autoconhecimento e não deve ser deixado de lado, principalmente quando precisamos fazer escolhas mais assertivas na moda para poupar grana. 

"Conheça o seu tipo de corpo, o que fica ou não fica bem em você e entenda suas cores. Você vai economizar tempo por deixar de frequentar lojas que não tem peças no seu estilo e deixar de gastar em looks que não fazem sentido. Assim, tudo que comprar irá usar!", conclui Camila. 

Fonte: Camila Cavalcante, consultora de moda. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.