Sem bagunça: aprenda a organizar suas roupas de uma vez por todas

Especialista em estruturar guarda-roupas inteligentes dá dicas certeiras para uma organização funcional no inverno

Aprenda a organizar as roupas de uma maneira funcional
Aprenda a organizar as roupas de uma maneira funcional - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 09/08/2021 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Comprar roupas e montar looks são, sem dúvidas, as partes mais legais da moda. Mas e ao que diz respeito sobre cuidar dessas peças? Lavar, passar e guardar é necessário, porém nem sempre fácil. Dessa forma, manter um guarda-roupa ou closet organizado pode ser um verdadeiro desafio. 

Seja pela quantidade de roupas ou pelo pouco espaço, a organização, principalmente no inverno, com roupas maiores e mais grossas, tende a ser uma tarefa árdua. Além da dificuldade inicial em encontrar o espaço ideal para cada coisa, manter tudo em seu devido lugar por muito tempo parece ser praticamente impossível.  

Sendo assim, como combinar organização com a correria do dia a dia e, de quebra, ainda conciliar móveis ou cômodos pequenos? A resposta é simples: com uma estruturação funcional e inteligente, priorizando o que é mais usado e acomodando tudo da maneira certa!

Para isso, conversamos com a consultora em imagem e estilo especializada em estruturar guarda-roupas Cibelle Taques e separamos abaixo dicas valiosas que revolucionarão a sua forma de organizar as peças! Bagunça? Nunca mais! 

O espaço disponível

Segundo a especialista, a organização mudará conforme a quantidade de roupas e espaço disponível. Nesse sentido, sua primeira dica é priorizar a estação do ano e, consequentemente, as peças que mais serão usadas naquele mês. 

"Se você tiver um guarda-roupa que comporte tudo, vale deixar as da estação mais à mão do que as demais. No entanto, se o móvel não for espaçoso, o ideal é tirar de cena aquilo que não será usado, guardando em malas ou sacos a vácuo, por exemplo" indica a profissional de moda.

Então, guarde as roupas de banho e piscina, vestidos frescos e shorts, deixando mais espaço para os casacos, calças, moletons e tricôs. Bem funcional, né? 

Cada coisa em seu lugar

Agora que você já tirou as roupas de calor que, por ora, não serão usadas, vamos ao passo seguinte! Assim como cada pessoa exige uma organização, cada peça pedirá uma arrumação específica. Além de garantir mais espaço livre, a consulta conta que quando a roupa é guardada da maneira correta impede amassados e deformações. Confira como guardar cada uma delas por categoria:

  • roupas de lã e fio: dobradas, pois o cabide poderá deformá-las;
  • camisetas, casacos e calças: esses vão para o cabide, mas, lembre-se: uma peça por cabide, ok? Se precisar reaproveitar o objeto, aposte em, no máximo, duas regatas por unidade, porque, mais do que isso, dificultará a visualização.

Escolhendo o cabide ideal

Como mostrado acima, a maioria das peças deve ser penduradas em cabides, portanto, escolher o modelo certo é fundamental para o sucesso da organização. Assim, Cibelle explica que cabides aveludados ocuparão menos espaço e conseguem impedir que as roupas escorreguem. Mas eles não são os ideais para tudo, viu? "Para casacos e peças mais pesadas, invista em cabides em madeira para não quebrarem com o peso da roupa", completa. 

Fonte: Cibelle Taques, consultora de imagem e estilo formada pelo Centro Europeu e pós-graduada em Marketing pela PUCPR, é especializada em estruturar guarda-roupas inteligentes e funcionais. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.