Moda dopamina: tendência colorida reflete esperança por dias melhores

Ótima para quem quer fugir das cores básicas, a moda dopamina mostra como a maneira de se vestir mudou com a pandemia

A moda dopamina é a tendência ideal para quem adora looks coloridos
A moda dopamina é a tendência ideal para quem adora looks coloridos - Reprodução / Instagram @emilisindlev @nnennaechem

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/03/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 trouxe várias mudanças de comportamento para a população, inclusive no modo de se vestir, não é mesmo? No começo da pandemia, por exemplo, a busca por roupas que trouxessem conforto na quarentena aumentou muito.

Já atualmente, com o avanço da vacinação e o retorno das atividades presenciais, o que predomina é a sensação de otimismo e esperança de dias melhores, e isso também se mostra nas roupas. E foi assim que surgiu uma tendência que foca nas cores marcantes e em um ar mais alegre para as roupas - a moda dopamina, que recebe esse nome por conta de um neurotransmissor que provoca a sensação de prazer, recompensa, humor e aumento da motivação.

“As cores nunca estiveram com tanto destaque como agora. Estamos convivendo ainda de certa forma com o coronavírus e perdas, mas a esperança por dias melhores também é real e nada melhor do que cores, o elemento de maior impacto em nossa imagem, para representar esse desejo”, diz a consultora de moda Maristela Barbosa. Segundo a especialista, a moda dopamina atingiu até as pessoas que costumam gostar mais de looks mais discretos, e são várias as opções de cores escolhidas para dar uma "alegrada" no visual.

Looks coloridos

Existem várias formas de incluir a moda dopamina nos seus looks. Para quem quer começar a usar a tendência, mas ainda não se sente preparada para abandonar o conjunto de moletom, por exemplo, a solução é se jogar nas cores. A dica nesse caso é apostar em tons marcantes de laranja e azul, as cores que estão fazendo mais sucesso no estilo dopamina.

O lilás, ou lavanda, é outra cor que voltou com tudo na moda dopamina e promete continuar sendo uma tendência por um bom tempo. Com essa cor, é possível criar looks superdivertidos e que vão dar um "tcham" no seu visual.

Os looks com bastante verde também são uma boa opção para entrar no universo da moda dopamina, já que eles trazem uma leveza, mas também não passam batidos. Além disso, vários tons de verde se encaixam perfeitamente na moda dopamina, então dá para escolher aquele que você mais gosta ou até misturar as tonalidades pasteis com as mais marcantes.  

Já para quem está buscando produções mais elegantes, o azul é a cor certa. A tonalidade combina perfeitamente com um look romântico e brilhante ou até mesmo com um visual para um evento mais elegante. 

E a moda dopamina também pode ser combinada com outras tendências, viu? Uma boa ideia nesse sentido é somar a moda do animal print - desde estampas de oncinha até o cow print - às cores vibrantes para criar um visual bem diferente e criativo.

Além disso, as padronagens divertidas também entram na moda dopamina. Assim, se você adora um quadriculado, por exemplo, pode apostar na estampa, adicionando cores marcantes a ela. 

Por fim, até mesmo quem não gosta de roupas tão coloridas pode entrar na moda dopamina. Isso porque os tons alegres também podem ser usados em outras partes do look, como nos acessórios ou na maquiagem. “Muitas pessoas consomem cores, mas de forma mais acanhada. E até mesmo essas estão investindo nas cores por meio dos acessórios, por exemplo, que também são grandes aliados nessa nova moda dopamina”, explica Maristela.

Fonte: Maristela Barbosa, consultora de moda e sócia do Espaço Integrado de Moda do Shopping Estação Goiânia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.