11 dicas incríveis para fazer a faxina de final de ano render!

11 dicas incríveis para fazer a faxina de final de ano render!
Avaliação 2.33 - Votos 3

Fim de ano é época de rever tudo o que passou e fazer planos para o ano que está por vir. E isso reflete não só na vida pessoal, como na organização da casa também! Essa é a melhor hora para jogar fora ou doar tudo aquilo que você e sua família não usam mais. Para te ajudar no processo, veja dicas para fazer uma bela limpeza e deixar sua casa bem mais espaçosa e renovada!

11 dicas incríveis para fazer a faxina de final de ano render!

FOTO: iStock

Dicas para fazer a faxina de final de ano!

1) O primeiro passo é fazer uma lista: anote tudo aquilo que você deve fazer. Assim você não esquece nenhum detalhe e pode deixar o processo bem mais tranquilo.

2) Paciência é uma virtude: lembre-se que, muitas vezes, você não vai conseguir fazer tudo em um dia só. Faça a faxina aos poucos, sempre separando as coisas úteis daquilo que vai ser jogado fora. Depois de separar tudo, comece o processo de organização. Dessa forma, você consegue fazer tudo com ânimo e calma, sem se cansar demais.

3) Separe caixas, sacolas plásticas ou bolsas do tipo ecobags para colocar itens para doação. Sapatos velhos, bolsas e até roupas podem ser usadas por outras pessoas. Lembre-se que nem tudo deve ser jogado no lixo!

4) Faça a faxina por cômodos. Comece pela sala, depois vá para os quartos e assim por diante. Dê bastante foco ao ambiente em que você se encontra e só depois de terminar passe para o próximo. Assim, você não bagunça a casa inteira e não perde o foco.

Truques de limpeza que vão transformar sua faxina

FOTO: iStock

5) Separe fitas de vídeo antigas, CDs riscados ou que você não ouve mais, revistas e jornais velhos, canetas sem uso, tampinhas, e jogue fora. Quanto menos objetos sem uso, melhor! Se tiver dó de jogar fora, coloque-os em caixas fechadas e guarde no armário. Tente sempre manter as gavetas organizadas: isso facilita muito o dia a dia.

6) No quarto, faça uma limpa no guarda-roupa. Abra as gavetas de meias, roupas íntimas, roupas de banho, roupas de cama, toalhas, e separe tudo aquilo que você não usa faz tempo. Descarte os itens velhos e abra espaço para novos itens. O mesmo vale para roupas que não servem mais. Muitas pessoas podem se beneficiar daquelas roupas jogadas no fundo da gaveta.

7) Você já parou para pensar na idade do seu travesseiro? Se ele for muito antigo, já é hora de trocar. Ele pode estar limpo, mas com o passar dos anos acumula micro-organismos.

8) Revise todos seus produtos de beleza. Cremes, maquiagens, perfumes, esmaltes… Verifique o prazo de validade e jogue fora tudo aquilo que pode te dar alergias ou problemas de pele.

11 dicas incríveis para fazer a faxina de final de ano render!

FOTO: Shutterstock

9) Na cozinha, renove os potes plásticos. Muitas vezes acumulamos tantos utensílios que eles acabam ocupando espaço que poderia servir para guardar outros objetos mais importantes.

10) Produtos de limpeza antigos, panos de chão muito esfarrapados, prendedores de roupa quebrados, varal despencando… Revise cada pedacinho da sua casa e se livre daquilo que não tem mais utilidade e só fica acumulando sujeira. Renovar é sempre bom!

11) Lembre-se que toda essa faxina e reorganização da casa acumula muita poeira. Aspirador de pó, um pano úmido e produtos de limpeza multiuso serão mais do que necessários.

Depois de toda essa limpeza, receba os amigos e família para aproveitar o réveillon. Agora sua casa estará limpa, organizada e renovada para começar o próximo ano!

LEIA TAMBÉM

Texto: Isabela Zamboni e Melissa Marques.