39 anos sem Elvis Presley! Saiba por que ele é considerado o rei do rock

Elvis Presley nos deixou há 39 anos, mas seu legado influenciou e ainda mexe com muita gente. Saiba por que ele é considerado o rei do rock'n'roll

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 14:54
Atualizado às 00:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Foi no dia 16 de agosto de 1977 que um colapso fulminante (segundo registros oficiais) tirou a vida de um dos maiores artistas da história: Elvis Aaron Presley. O rei do rock’n’roll nos deixava repentinamente – ainda que muita gente acredite que ele não morreu!

Put on your #rockin' shoes, it's Friday! #Elvis

A photo posted by Elvis Presley (@elvis) on

Mas de onde vem o título de nobreza que Elvis recebeu? Por que ele é considerado até hoje o rei do rock? Apresentamos os motivos que transformaram o rapaz nascido em Tupelo, Mississipi, na maior referência da música.

A mistura do rock

É fato: Elvis não inventou o estilo. Artistas como Carl Perkins, Buddy Holly, Gene Vincent e Little Richard, já eram adeptos do rockabilly, uma vertente primária do rock’n’roll. Mas Presley, amante do R&B e da música gospel, combinou seus estilos preferidos ao som das guitarras. Assim, surgiu Heartbreak Hotel, o single que apresentou Elvis – e o rock – para o mundo.

Atitude

Além do famoso requebrado, que encantava os fãs e deixava os conservadores incrédulos, Elvis ditou a atitude para se tocar rock. A capa de seu primeiro disco, Elvis Presley, traz uma foto do cantor tocando seu violão com intensidade e sem amarras, a verdadeira rebeldia que ainda marca o gênero musical.

Foto capa álbum Elvis Presley

FOTO: Reprodução

Quebra de tabus

“Ele foi um integrador. Elvis foi uma benção. Eles [os brancos] não deixariam a música negra passar. Ele abriu a porta para música negra”, disse Little Richard. Ainda que tal fato esteja permeado de polêmicas – um artista branco mostrou o jazz, o blues e o R&B, estilos de origem negra, para a população branca -, foi Presley o responsável por quebrar esse tabu.

SAIBA MAIS

39 anos sem Elvis: 6 motivos para sentir saudade!

Elvis não morreu! Confira as teorias que acreditam nesse fato

Texto: Thiago Koguchi

ASSINE NOSSA NEWSLETTER