Campeão e recordista Olímpico: esse é Thiago Braz Silva, o 2º ouro do Brasil nas Olimpíadas Rio 2016, em um esporte incomum no país: o salto com vara.

Foto: Reprodução
O atleta conseguiu, na noite de ontem (15), superar o favorito Renaud Lavillenie, francês e já campeão Olímpico, saltando 6m03. Thiago se tornou um dos únicos 6 atletas mundiais a saltarem acima dos 6m – o único sulamericano.
Conheça mais sobre a vida e carreira do brasileiro que trouxe para o Brasil mais uma medalha de ouro:
Origens
Thiago nasceu em Marília, cidade do interior do estado de São Paulo, onde cresceu e viveu parte de sua adolescência.
Ainda criança, Thiago foi abandonado pela mãe e criado com muito amor pelos avós que contam que Thiago sofreu bastante com a ida da mãe, e ficou esperando seu retorno com uma mochila nas costas.

Foto: Reprodução
Aos 14 anos, Thiago começou a se interessar pelo atletismo e passou a treinar e competir pelo clube da cidade natal.
Thiago decidiu ir treinar na cidade de Bragança Paulista e logo já estava se destacando nacionalmente, vencendo 4 campeonatos relevantes: o Campeonato Brasileiro de Menores, Campeonato Juvenil, Estadual de Menores e o Estadual Juvenil.
Destaque internacional
Aos 15 anos, em 2009, Thiago teve seu primeiro destaque e competição internacional, já levando a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano Juvenil, sendo também no mesmo ano Campeão Brasileiro Juvenil.

Foto: Reprodução/Facebook
Aos 17 anos, Thiago foi vice-campeão do Troféu Brasil de Atletismo, uma das maiores competições de atletismo de todo país, organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo.
Em 2012, em Barcelo na Espanha, Thiago já era destaque em outros continentes: foi campeão mundial júnior do Campeonato Mundial Júnior de Atletismo. O ouro de Thiago veio com a marca de 5m55, batendo o recorde brasileiro júnior, um dos grandes feitos do atleta.
Carreira profissional
Desde que ganhou grandes prêmios de relevância internacional, Thiago passou a investir cada vez mais na carreira do atletismo.
Em 2013, já fazendo competições profissionais, Thiago participou do Meeting de Leverkusen, na Alemanha, levando o ouro e superando o campeão mundial da época.

Foto: Reprodução/Facebook
Em 2014 o atleta se mudou para a Itália, país onde mora e treina até os dias atuais, sendo treinado por um ucraniano, Vitaly Petrov, técnico de grandes recordistas mundiais no esporte como Sergey Bubka, dono do recorde de salto com vara masculino e Yelena Isinbayeva, a atual recordista mundial do salto com vara feminino.

Foto: João Gabriel Rodrigues/TV Globo
Para aumentar ainda mais a confiança do brasileiro, seu técnico treinou também a atleta Fabiana Murer, a saltadora brasileira, campeã mundial e grande amiga de Thiago desde os 15 anos de idade.
Os Jogos Olímpicos Rio 2016
Thiago, apesar do jeito tímido, arrancou grandes suspiros da torcida brasileira na noite de ontem (16).
A torcida acompanhava no Engenhão ansiosa pela entrada do atleta que tinha chances claras de medalha, mas poucos colocavam tanta fé no ouro que o atleta levou.

Foto: Reprodução/Facebook
Thiago vinha passando por um período conturbado na carreira e teve sérias derrotas que frustraram o atleta. No Pan de Toronto em 2015, zerou todos os saltos.
No Mundial de Pequim, um mês depois, ficou em 19ª posição e não competiu a final. No Mundial indoor de Portland, no início de 2016, acertou apenas um salto e foi eliminado cedo da competição.

Foto: Reprodução/Facebook
Isso fez com que Thiago temesse a história que faria nas Olimpíadas em seu país. Mas os ventos trouxeram um resultado não poderia ter sido mais positivo: aos 22 anos, Thiago deixou um campeão Olímpico para trás e é ouro no salto com vara!
SAIBA MAIS
10 curiosidades sobre as Olimpíadas de Estocolmo em 1912
Fã de Michael Phelps vence o ídolo nas Olimpíadas Rio 2016
5 declarações emocionantes dos atletas nessas Olimpíadas
Conheça Rafaela Silva, primeira mulher a vencer o ouro do Brasil