Veja mitos e verdades sobre o cérebro

Pesquisas indicando novidades sobre o cérebro são publicadas a todo momento, mas até que ponto alguns sensos comuns são mitos ou verdades?

- FOTO: iStock.com/Getty Images

O cérebro é um órgão fundamental: ele é responsável por comandar inúmeras funções do nosso organismo. Embora seja frequente a realização de estudos e pesquisas na área, ainda estamos muito longe de conhecer toda a sua capacidade. Por conta disso, é inevitável que surjam dúvidas e especulações sobre o cérebro.

1. O cérebro fica mais lento ao consumir açúcar e sanduíches em excesso

VERDADE. A insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, é responsável por controlar o nível de açúcar no sangue e o funcionamento da comunicação entre os neurônios, chamada sinapse. De acordo com o Koshiro Nishikuni, se houver excesso no nível de açúcar no sangue, a insulina é deslocada para regular a quantidade, deixando as sinapses desequilibradas, o que afeta diretamente na atenção.

2. Quanto maior o cérebro, maior a inteligência

MITO. Na verdade, não existe nenhuma comprovação de que o tamanho do órgão influencia o nível de inteligência. Para se medir o intelecto de qualquer animal – sim, incluindo eu e você –, muitos elementos são levados em conta, como a proporção entre os tamanhos do cérebro e do corpo em questão, a quantidade de dobras cerebrais, a espessura do corpo caloso (estrutura que liga as metades do órgão), o número de sinapses (ligações entre os neurônios) e o tamanho do córtex (estrutura externa, onde se localizam os neurônios, que é responsável por inúmeras funções, como linguagem e percepção).

homem - cérebro

FOTO: iStock.com/Getty Images

3. Quem exercita o cérebro é mais inteligente

VERDADE. É cientificamente comprovado: o órgão pode ser reprogramado a qualquer momento. Estimulá-lo com frequência é uma excelente maneira para se tornar mais inteligente, desenvolver as habilidades do órgão e promover a saúde mental. Ao manter o cérebro ativo, diversas áreas são estimuladas, como memória, pensamento lógico e outras. “O uso das funções cerebrais favorece o surgimento de novas sinapses, além do aperfeiçoamento das vias já existentes”, esclarece o neurologista Fabio Sawada Shiba.

4. Quem ouve música clássica é mais inteligente

MITO. Canções mais calmas, menos emocionais, melhoram o humor e aliviam o estresse, mas não influenciam diretamente na inteligência. Nishikuni explica que, com mais tranquilidade, o humor é melhorado e, consequentemente, pode atuar positivamente na inteligência, porém de maneira não tão significativa.

5. O desempenho acadêmico pode ser afetado por falta de café da manhã

VERDADE. Caprichar ao se alimentar na primeira refeição garante a energia necessária para o dia e é fundamental para a atenção e aprendizagem. O neurocirurgião Koshiro Nishikuni esclarece que, naturalmente, o hormônio cortisol, ligado ao aumento do estímulo e ao estresse, está em um nível alto durante a manhã.

Se você não se alimenta de forma adequada, haverá um déficit na quantidade de energia e, consequentemente, um aumento do cortisol no sangue, visando suprir essa necessidade. O problema é que você também ficará estressado, fator que atrapalha o desempenho acadêmico.

 

Saiba mais

5 mitos e verdades sobre o cérebro

Mitos e verdades sobre a dor de cabeça

O que o excesso de tecnologias provoca no cérebro

 

Texto: Andrey Seisdedos e Karina Alonso/Colaboradores – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Karina Alonso/Colaboradora – Consultorias:  Fabio Sawada, neurologista ShibaKoshiro Nishikuni, neurocirurgião

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência