Estresse: entenda como ele afeta sua saúde e sua mente

O estresse pode causar grandes prejuízos se não for mantido sob controle. Veja como a tensão do dia a dia pode influenciar na sua saúde

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/07/2016 às 18:38
Atualizado às 11:27

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O estresse não se instala de um dia para o outro, pois é resultado das repetidas vezes que o organismo sofre descargas de adrenalina. De acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos, podem aparecer inúmeros sintomas e níveis variáveis de gravidade. “Geralmente, quando é detectado, já está afetando alguns órgãos silenciosamente”, acrescenta a psicóloga. Por isso, é importante ficar atento aos sinais.

menino - estresse

FOTO: iStock.com/Getty Images

Efeitos do estresse pelo corpo

Alterações na pele
Alguns problemas dermatológicos (como a herpes ou as acnes) podem ficar piores. O envelhecimento precoce, por exemplo, também pode acelerar.

Efeitos psicológicos
Além de dores de cabeça crônicas, enfrentar situações tensas frequentemente pode provocar irritabilidade, mau humor e até depressão.

Estômago
Em situações de grande tensão, pode ocorrer a secreção de uma quantidade maior de suco gástrico no organismo. Assim, o órgão fica mais sensível e aparecem as dores, azia ou queimação. Entre as complicações que podem surgir, estão a gastrite e as úlceras.

Coração
Preste atenção nas dores no peito. As crises de angina, provocadas pelo estreitamento das artérias, podem levar a infartos e lesões nas veias coronárias. Além disso, o estresse pode provocar a hipertensão.

Intestino
Diarreias frequentes, flatulências, síndrome do intestino irritável e prisão de ventre também podem ser sinais comuns.

Alterações na pele
Alguns problemas dermatológicos (como a herpes ou as acnes) podem ficar piores. O envelhecimento precoce, por exemplo, também pode acelerar.

Obesidade
O estresse pode levar à compulsão alimentar e provocar o aumento do peso. Com o descontrole, pode evoluir para quadros de obesidade.

Dores musculares
Geralmente nas costas e na região cervical, estão atreladas à sensação de cansaço.

Saiba mais!

12 dicas para controlar o estresse

Estresse: ruim com ele, pior sem ele

Mindfulness: meditação contra estresse e ansiedade

Consultoria: Marina Vasconcellos, psicóloga e terapeuta de casal e familiar

Texto: Érica Aguiar – Entrevistas: Vitor Manfio/Colaborador e Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.