Connect with us

O que você está procurando?

A Ritalina, conhecida como pílula da inteligência não tem exatamente o mesmo efeito que sua fama. Entenda como o remédio é utilizado pela medicina
- FOTO: Shutterstock Images

A pílula da inteligência é um mito

A Ritalina, conhecida como pílula da inteligência não tem exatamente o mesmo efeito que sua fama. Entenda como o remédio é utilizado pela medicina

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que a Ritalina, também conhecida como pílula da inteligência, só faz efeito para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O remédio ficou conhecido não só entre os portadores do transtorno, como também por pessoas que buscavam aumentar a capacidade cognitiva e de concentração. O uso, porém, era feito sem prescrição médica e sem pesquisas científicas que comprovassem o efeito.

 

pílulas inteligência.jpg

FOTO: Shutterstock Images

O estudou contou com a participação de 36 voluntários saudáveis, com idades entre 18 e 30 anos, que ingeriram um comprimido, sem saber se era placebo ou Ritalina. Posteriormente, foram submetidos a testes de memória e atenção, com a duração de duas horas.

O desempenho dos dois grupos foi similar, comprovando que a Ritalina não aumenta a capacidade cognitiva de pessoas saudáveis. Vale ressaltar também que a automedicação, além de não ser indicada, possui risco de efeitos adversos, já que o remédio afeta o sistema cardiovascular e pode causar taquicardia.

10 dicas para aumentar sua inteligência

1. Imaginar que sua inteligência pode se expandir é um excelente começo.

2. Pensar e ter uma atitude positiva contribui para o aumento das aptidões cognitivas.

3. Critique todos os seus pensamentos negativos e qualquer atitude que possa te trazer medo e angústia.

4. Tente não perder o controle e mantenha sempre as rédeas da situação.

5. Aprenda algo novo. Um estudo da Universidade de Hamburgo comprovou que jovens que aprenderam malabares apresentaram melhoras no raciocínio.

6. Aprender um novo idioma aumenta a capacidade de reconhecer, adquirir e acumular informações.

7. Procure relaxar. Momentos sem nada para fazer podem aumentar a capacidade cognitiva.

8. Leia mais! Além de melhorar a memória, você aprende novos conteúdos e fica sabendo um pouco sobre os mais variados temas.

9. Ria. O riso pode deixar o cérebro mais aberto a novos pensamentos.

10. Meditar é uma ótima prática que relaxa o corpo e a mente.

 

Leia também!

Inteligência emocional: dicas para estimular a sua

Aprenda com os gênios: Albert Einstein

Criatividade: saiba como desenvolvê-la no trabalho

 

Texto: Andrey Seisdedos/Colaborador e Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

A tendência caiu no gosto entre todas as idades. Selecionamos 3 mandalas para você soltar a criatividade. É só clicar nas imagens e imprimi-las!

Entretenimento

Não existe apenas um banco de memórias no cérebro. As lembranças estão espalhadas por diferentes regões cerebrais. Confira os tipos de memória

Entretenimento

Alien, E.T. O Extraterrestre, Os Goonies, e O Iluminado são algumas das referências utilizadas pelos produtores de Stranger Things

Entretenimento

Enquanto James Bond continua surpreendendo nas telinhas, na vida real, profissionais de serviços secretos realizam missões de tirar o fôlego!

Entretenimento

Seja pelo carisma ou pelo excesso de maldade, você consegue imaginar um desses filmes sem eles? Relembre quem são os maiores vilões do cinema!

Entretenimento

Cientistas criam um modelo do cérebro ainda mais detalhado. Esse avanço pode contribuir no entendimento de Alzheimer, autismo e esquizofrenia

Estilo de vida

Entenda por que ouvir a voz interior que vem da sua intuição pode ser muito importante no momento de tomar decisões melhores na sua vida

Entretenimento

Sabia que seu cérebro também pode se viciar ao utilizar as redes sociais? Um estudo realizado por pesquisadores descobriu como!