5 vegetais saudáveis para consumir diariamente

Tomate, cebola, vagem, cenoura e brócolis. Conheça as propriedades de alguns vegetais saudáveis que devem ser incluídos na dieta

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Uma dica é cozinhar o brócolis com pouca água, para não perder suas propriedades. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/03/2017 às 12:40
Atualizado às 13:34

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O consumo de frutas, verduras e legumes são essenciais para turbinar o organismo. Mas você sabe realmente o que eles podem fazer por você? Conheça cinco vegetais saudáveis e todas as suas propriedades, assim, não restarão dúvidas para inclui-los no cardápio diário!

brocolis

Uma dica é cozinhar o brócolis no vapor, para que ele não perca suas propriedades. Foto: Shutterstock

Brócolis

Apontado como um dos alimentos que mais oferecem benefícios ao organismo, o brócolis tem grande quantidade de substâncias com poder antioxidante. Isso faz com que o alimento afaste doenças cardiovasculares e tumores, além de prevenir o envelhecimento precoce. “Os vegetais crucíferos contêm uma variedade de fatores dietéticos potencialmente anticarcinogênicos, como os carotenoides, vitamina C, fibras, flavonoides e o glucosinolatos”, afirma a nutricionista Carolina Marques. A perda nutricional é menor quando cozidos em pouca água e por tempo mais reduzido.

Cenoura

Com grande concentração de betacaroteno, uma provitamina precursora da vitamina A, a cenoura é uma importante aliada da beleza e da saúde. Graças ao betacaroteno protege os olhos doenças degenerativas, como a catarata. A cenoura também atua como antioxidante, limpando o organismo. Alguns estudos revelam a importância do betacaroteno como protetor contra alguns tipos de câncer, como o de pulmão. Consumido com frequência, ela auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e no combate de infecções.

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A cenoura também ajuda na saúde da pele. Foto: iStock.com/Getty imagens

Vagem

Fonte de proteína vegetal e vitaminas do complexo B, a vagem é a parceira ideal para quem busca uma refeição cheia de nutrientes. Rica em fibras, ajuda na digestão e no trabalho intestinal. Além disso, possui vitamina A, C e minerais como o manganês e o zinco. E uma dica para os vegetarianos: esse legume fornece algumas das propriedades encontradas na carne.

Cebola

Legumes de cor branca, como a cebola e o nabo, são fontes de quercetina, um flavonoide que age no combate a doenças cardíacas, impede a formação de coágulos sanguíneos, inibe a formação de tumores malignos e têm ação antibacteriana e anti-inflamatória. O ideal é consumi-la crua para conservar todas as suas propriedades.

Tomate

Fonte de licopeno, um poderoso antioxidante, o tomate tem importante papel no bom funcionamento do organismo, prevenindo doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio. Além disso, Ele combate o câncer, principalmente o de próstata, pâncreas e pulmão.

Consultoria: Carolina Marques, Cynthia Bassi, Greice Caroline Baggio e Luana Vasconcelos, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular
Texto: Redação Alto Astral

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