Connect with us

O que você está procurando?

Capaz de diminuir os riscos de Alzheimer, alguns tipos de câncer e ainda prevenir a osteoporose, o brócolis possui propriedades poderosas. Confira!
- Para manter as propriedades pode-se consumir o alimento cozido no vapor

Brócolis faz bem para o quê? Vem descobrir!

Capaz de diminuir os riscos de Alzheimer, alguns tipos de câncer e ainda prevenir a osteoporose, o brócolis possui propriedades poderosas. Confira!

O brócolis é uma hortaliça poderosa, da mesma família da couve-flor, do agrião, do rabanete e do repolho. Ele possui poucas calorias, sendo indicado para dietas de emagrecimento, já que uma xícara de brócolis cozido tem cerca de 40kcal.

 

brocolis

Para manter as propriedades pode-se consumir o alimento cozido no vapor. Foto:iStock.com/ Getty imagens

 

Por dentro das pesquisas

Pesquisas americanas garantem que o consumo de 2 xícaras (chá) de brócolis por semana já é o suficiente para garantir 55% menos risco de desenvolver o alzheimer, 50% menos chances de ter câncer de próstata e 44% menos probabilidade de desenvolver tumores na bexiga.

Afaste doenças com o brócolis!

De acordo com a médica Teresa Labanca, o brócolis ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, de mama e, especialmente, o de próstata. A recomendação é consumi-lo pelo menos três vezes por semana, pois, nesta proporção, pode diminuir os riscos de câncer de próstata em até 45%. “Ele possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, agindo na redução da hipertensão e combatendo a prisão de ventre. É fonte de cálcio, atuando na prevenção da osteoporose e na formação dos ossos e dentes, sendo importante para idosos, crianças, adolescentes e gestantes”, diz a profissional.

suflê de brócolis e cenoura

É possível consumir o brócolis na forma de suflê e adicionar outros alimentos ricos em vitamina, nesse caso a cenoura. Foto: Stela Handa

Como consumir?

Ele pode ser ingerido em sopas, saladas e em diferentes formas, como cozido, refogado, assado ou como suflê. “Para prepará-lo use pouca água, pois o excesso dela no cozimento destrói as vitaminas C e do complexo B. Ele também pode ser cozido no vapor, usando a própria água do alimento, e em panela tampada, em fogo brando, preservando assim seus nutrientes”, aconselha.

Conservando da maneira correta

Segundo a médica, na hora de comprar o brócolis, prefira aqueles que estão mais verdes, pois as flores amarelas indicam que o alimento já não está tão fresco. “Deve ser conservado em geladeira, em um saco plástico perfurado, por até quatro dias. Ele também pode ser congelado, mas, para isto, deve ser bem lavado e mergulhado em água fervente por 2 minutos. O congelamento não altera as suas características nem a quantidade e a qualidade de seus nutrientes”, explica Teresa.

 

 

Consultoria: Teresa Labanca, médica e coordenadora do setor de nutrição do Hospital Balbino
Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Excluir o açúcar da dieta é uma missão bastante difícil, não é mesmo? Então conheça mais um pouco sobre ele motivos para abandoná-lo de vez!

Estilo de vida

Bons para o coração, previnem osteoporose e oferecem ótimas proteínas. Os peixes fazem bem para a saúde por esses e outros motivos.

Estilo de vida

A visão pode influenciar na qualidade do aprendizado das crianças, segundo pesquisa feita nos Estados Unidos. Confira mais sobre o estudo!

Estilo de vida

Além de acabar com o inchaço, consumir água possuir diversos benefícios como detonar a celulite, manter o corpo equilibrado e disfarçar rugas. Confira!

Estilo de vida

Confira dicas de como preparar, transportar e armazenar corretamente sua marmita saudável e economiza dinheiro e calorias

Estilo de vida

Veja quais são os principais benefícios da berinjela para o organismo e aposte no vegetal para afastar possíveis problemas!

Estilo de vida

A alimentação conta, e muito, para fortalecer os músculos! Confira uma seleção de receitas para deixar o corpo durinho como você sempre sonhou!

Estilo de vida

Segundo um novo estudo, a obesidade infantil pode ter relação com a o diabetes gestacional. Veja o que diz essa pesquisa e entenda mais sobre essa relação!