Perispírito: o que é e qual sua utilidade em nosso corpo?

Perispírito é o corpo fluídico que envolve o espírito e o liga ao corpo físico. Saiba um pouco mais sobre como o perispírito atua em nosso dia a dia.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 12:26
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando alguém começa a frequentar um centro espírita, certamente ouve expressões e palavras típicas, conhecidas somente por aqueles que costumam ir ou estudam a doutrina há mais tempo. Segundo a orientação da maioria dos diretores de casas espíritas, a atividade diária exige o conhecimento mínimo da teoria. Muito se ouve falar sobre o perispírito e muitos ainda confundem o termo com espírito ou alma, ou não sabem exatamente o que ele é. E você, sabe o é? De que ele é formado? Qual a sua utilidade?

Mulher com olhar profundo e fundo preto ao fundo. Duas sombras da mulher ao seu lado dando a impressão de espíritos.

Foto: Shutterstock

Definição

O perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao corpo fluídico ou corpo espiritual que envolve o espírito, ligando-o ao corpo físico. Poderíamos defini-lo como um corpo intermediário entre a matéria densa do corpo físico e a sutileza do espírito. Kardec, quando deu este nome ao corpo fluídico, o fez baseado na membrana que envolve a semente de um fruto, como se a semente fosse o espírito e a membrana, seu envoltório fluídico protetor.

Segundo Kardec, o perispírito se une ao ser humano no momento da fecundação do óvulo pelo espermatozóide à medida que o corpo se desenvolve, o perispírito acompanha o seu desenvolvimento, conferindo-lhe formas próprias já pré-definidas antes da encarnação. Essa união entre os três corpos (corpo físico + perispírito + espírito) permanece por toda a vida física do encarnado. Quando a desencarnação do indivíduo ocorre, fica o perispírito ligado ao espírito, conferindo a ele as características visuais da sua última encarnação.

Ligação ao corpo físico

O perispírito está ligado ao corpo do homem encarnado através de resistentes laços fluídicos e não dentro do corpo físico. Ele está localizado bem próximo ao corpo físico. Às vezes, durante o sono, chega a se afastar para fora do corpo, e tem total liberdade para fazer o que chamamos de viagens astrais ou desdobramentos conscientes.

Eleacompanha o espírito por toda a sua existência, sendo moldado de acordo com a evolução moral do mesmo e com as características dos mundos onde ele venha a encarnar. É ainda a base para o desenvolvimento do corpo físico no mundo em que ele habita, ou seja, ele é a matriz do corpo físico. A partir das definições programadas no perispírito ligado ao óvulo é que o corpo tomará formas próprias.

Função e uso do perispírito

Podemos representar assim: Quando o espírito está encarnado, o perispírito serve de ligação entre o espírito e o corpo. É através dele que passam as sensações que vão do corpo físico para o espírito. As doenças, em sua maioria, se manifestam antes no perispírito e depois no corpo físico. Portanto, as terapias do futuro deverão atuar mais no perispírito do que no corpo físico. Quando desencarnado, o perispírito continua em sua atividade de corpo envoltório do espírito, e é através dele que as entidades espirituais se manifestam para os videntes e se comunicam em nosso globo, como comprova Kardec em O Livro dos Espíritos – pergunta 284: “Como podem os espíritos, não tendo corpo, comprovar suas individualidades e distinguir-se dos outros seres espirituais que os rodeiam?”. Ao que os espíritos o respondem: “Comprovam suas individualidades pelo perispírito que os torna distinguíveis uns dos outros, como faz o corpo entre os homens”.

LEIA TAMBÉM

Edição: Thomás Garcia/Colaborador | Design: Deicimar Machado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.