Turbine o treino: conte com a tapioca para injetar energia às suas atividades físicas

Quer um abdome sequinho e ainda mais energia para as práticas de atividades físicas? Inclua a tapioca no cardápio e turbine o treino diário

- Foto: Shutterstock.com

Ideal para os praticantes de atividade física, a tapioca é uma ótima opção para ser consumida antes ou depois dos exercícios. Por ser um alimento prático e com poucas calorias, pode ser aliada no emagrecimento junto aos exercícios. Confira as formas de consumo para cada situação e turbine o treino!

Pré-treino

“A tapioca pode ser uma boa opção quando consumida antes do treino, uma vez que fornece energia (carboidratos) de rápida absorção e fácil digestão”, explica a nutricionista funcional Christiane Bergamasco. É importante lembrar que se deve adequar a quantidade de acordo com o objetivo do treino. Segundo a nutricionista, o ideal é consumir a tapioca 30 minutos antes dos exercícios, combinando com uma proteína (como creme de ricota, queijo branco magro, atum ou ovo).
Mas fique de olho no ritmo do seu exercício. Caso a atividade física seja intensa, acrescente à massa da tapioca uma fonte de fibras, como sementes de chia, linhaça ou aveia para prolongar o fornecimento de energia e diminuir o índice glicêmico.

Pós-treino

Fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, embora seja perigoso para diabéticos e para quem quer perder peso, é ideal para repor energia após a prática de exercícios. “No pós-treino, não há necessidade de adicionar a fibra, já que o corpo, após o exercício, precisa da absorção mais rápida de glicose para repor a energia perdida”, explica Carolina Favaron, nutricionista da 5º Glúten Free. Para minimizar lesões musculares, ainda é possível acrescentar condimentos com propriedade anti-inflamatória, como orégano, cúrcuma e pimenta.

Turbine o treino: receitas com tapioca

Tapioca de leite condensado proteico

Recheio:
• 10 colheres (sopa) de adoçante em pó
• 1 copo (200ml) de leite em pó desnatado
• 1/2 copo (100ml) de água fervendo
• 2 scoops de whey protein de baunilha
• 1 colher (sopa) de óleo vegetal
• Coco ralado não adoçado

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador por 7 minutos. Leve à geladeira por 1 hora para dar liga à massa. Em seguida, recheie a tapioca e sirva.

Tapioca de frango com legumes

Recheio:
• 1/2 xícara (chá) de pimentão verde, vermelho e amarelo cortados em cubos pequenos
• 300g de peito de frango cozido e desfiado
• 50g de brócolis e cenoura cortadas em fatias finas
• 1 colher (sopa) de chimichurri e colorau
• 1 colher (sobremesa) requeijão light ou queijo cottage sem lactose
• 1 colher (chá) de sal marinho

Modo de preparo: em uma panela média, adicione os pimentões e deixe-os dourar. Adicione o frango desfiado e os demais legumes, tampe a panela por 15 minutos e desligue o fogo. Para dar liga ao recheio, adicione o requeijão light ou queijo cottage sem lactose. Recheie a tapioca e sirva.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Christiane Bergamasco, nutricionista funcional com especialização em fisiologia do exercício; Carolina Favaron, nutricionista da 5º Glúten Free

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência