Connect with us

O que você está procurando?

Os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos do trabalho, segundo estudo. Conheça os principais
- Foto: Shutterstock.com

Transtornos mentais estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho

Os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos do trabalho, segundo estudo. Conheça os principais

Os transtornos mentais estão entre os problemas que mais afastam um funcionário de seu trabalho. Um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) avaliou a relação entre fatores individuais e as condições de trabalho desfavoráveis relatados por trabalhadores que solicitavam o benefício auxílio-doença.

A pesquisa apontou que os distúrbios da mente são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Os transtornos mentais perdem apenas para as doenças do sistema osteomuscular, como a lesão por esforço repetitivo (LER), e as lesões traumáticas.

transtorno trabalho

FOTO: Shutterstock.com

Transtornos que mais afastam

Em muitos casos, os transtornos psiquiátricos desenvolvem-se a partir do estresse ocupacional, causado pela atividade profissional. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, entre os distúrbios mais comuns, o que mais prevalece é a depressão, atingindo a marca de 50% em determinadas épocas.

O segundo mais comum é relacionado ao transtorno de ansiedade generalizada (TAG), geralmente associada a episódios de estresse pós-traumático, como acidentes graves ou risco de morte. Profissões de risco, como policiais e bombeiros, e outras atividades que causam exposições a acontecimentos violentos, como bancários e caminhoneiros – sempre sujeios a assaltos e sequestros-relâmpago, também entram para o grupo de risco.

A terceira maior causa de afastamento por distúrbios mentais está relacionada às pertubações geradas pelo consumo de substâncias psicoativas, como drogas ilícitas e álcool. Eles acometem principalmente os profissionais que lidam com aspectos sociais mais evitados pelas pessoas, como o caso de lixeiros, e atividades altamente estressantes, como economistas.

Perfil mais comum

No geral, o resultado indicou uma maior probabilidade de transtornos mentais incapacitantes entre trabalhadores do sexo feminino, de cor de pele branca, com maior nível de escolaridade, com alto consumo de cigarro e álcool, além de presença de diversas comorbidades, como estresse e pressão.

 

Veja mais!

Conheça alguns casos de transtornos mentais

Desanimada e triste no trabalho? Veja a solução para melhorar seu rendimento

5 mitos e verdades sobre transtornos mentais

 

Texto: Augusto Biason/Colaborador e Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Ainda há muita dúvidas sobre transtornos mentais, que acabam gerando muita desinformação e preconceito. Tire algumas dessas dúvidas aqui.

Estilo de vida

A alergia alimentar pode apresentar sintomas graves, caso não seja tratada. Amendoim, leite e crustáceos são alguns dos alimentos que mais causam alergias.

Estilo de vida

Os remédios antidepressivos podem ser uma saída para quem precisa superar a depressão. Mas, afinal, como eles atuam no cérebro?

Estilo de vida

A artrose é uma doença degenerativa que acomete as cartilagens das articulações e pode causar dores em diversas regiões do corpo.

Estilo de vida

Em suas diversas formas e sabores, os queijos fornecem uma série de nutrientes, representando uma das opções práticas de desfrutar das propriedades do leite

Estilo de vida

O arroz integral é um aliado e tanto quando o assunto é saúde. A prevenção e controle de doenças do coração é um dos seus benefícios. Confira!

Estilo de vida

Os canhotos são mais ágeis quando o assunto é o pensamento. Pelo menos é o que diz uma pesquisa feita na Austrália, que analisou 80 pessoas.

Estilo de vida

Gosta da goma mas enjoou do modo tradicional? Não precisa cortar da dieta! Confira 4 modos diferentes de preparo da tapioca.