ESTILO DE VIDA

Tireoide nos homens: disfunção pode causar até infertilidade!

Apesar da disfunção da tireoide ser mais frequente nas mulheres, os homens também podem sofrer consequências graves! Entenda a tireoide nos homens

None
A baixa produção da glândula endócrina tem sido relacionada a diversos problemas sexuais nos homens FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/03/2017 às 08:34
Atualizado às 14:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Entre oito mulheres com o descontrole da tireoide há apenas um homem com o mesmo problema. Ainda que seja mais raro no sexo masculino, quando eles são atingidos o resultado pode ser bem mais sério. “Assumindo que os homens têm uma maior tendência a desenvolverem problemas circulatórios e que a tireoide contribui para isso, há uma necessidade de maior atenção em relação ao distúrbio”, explica o clínico geral Paulo Camiz. Saiba mais sobre a tireoide nos homens!

Infertilidade pode ser causada por problemas na tireoide

A baixa produção da glândula endócrina tem sido relacionada a diversos problemas sexuais nos homens
FOTO: iStock.com/Getty Images

O motivo pelo qual o distúrbio está mais presente no sexo feminino ainda não está bem definido, mas é possível associá-lo à questão hormonal. “Acredita-se que isso esteja relacionado ao padrão hormonal e suas diferenças entre ambos os sexos”, complementa Paulo.

Disfunção sexual

Dos distúrbios da tireoide, sabe-se que o hipotireoidismo é o mais comum nos homens. “Estudo realizado na Grã-Bretanha mostrou uma incidência de hipotireodismo primário de 4,1 em cada 1000 mulheres por ano e de 0,6 em cada 1000 homens, por ano”, pontua a endocrinologista Renata Sacramento. A baixa produção da glândula endócrina tem sido relacionada a diversos problemas sexuais nos homens. “Os hormônios tireoidianos são essenciais para o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de diversos tecidos e órgãos. Sabe-se que estes hormônios desempenham importante atividade na função testicular. Assim, havendo disfunções na produção destes hormônios, podem ocorrer alterações na produção dos hormônios envolvidos na reprodução, no volume do ejaculado, na motilidade dos espermatozoides e na morfologia dos testículos”, esclarece Renata. O problema da tireoide pode causar até infertilidade. “Como pode apresentar oligospermia (diminuição da quantidade de espermatozoides), o hipotireoidismo pode ser causa de infertilidade”, acrescenta a endocrinologista.

Tratamento

Para ambos os sexos o tratamento é o mesmo. Tanto no hipertireoidismo quanto no hipotireoidismo a terapia é feita à base de medicamentos que serão receitados pelo endocrinologista. Para avaliar se o remédio está na dose certa e se está tendo o efeito esperado, o médico poderá solicitar exames de TSH (tirotrofina), T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) cerca de três a quatro semanas após o início do uso do medicamento.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Paulo Camiz, clínico geral; Renata Sacramento, endocrinologista

LEIA TAMBÉM