Connect with us

O que você está procurando?

Você sabe o que é parto humanizado? Conheça os benefícios desse método que leva em consideração as preferências da mãe e métodos não invasivos contra a dor
- O parto humanizado aumenta o contato de mãe e filho.

Entenda o que é e como funciona o parto humanizado

Você sabe o que é parto humanizado? Conheça os benefícios desse método que leva em consideração as preferências da mãe e métodos não invasivos contra a dor

O parto humanizado é um direito garantido por lei, é considerado um processo no qual todas as atenções são voltadas às necessidades da gestante. É ela quem tem o controle da situação e as suas decisões são respeitadas e levadas em consideração para tornar o momento do parto em uma experiência única, saudável, instintiva, entendendo esta ação como um ato fisiológico e natural do ser humano. Saiba mais sobre ele!

mulher amamentando deitada

O parto humanizado aumenta o contato de mãe e filho. Foto: Shutterstock

Quando começa?

A preparação para humanização do parto começa na escolha do obstetra que vai acompanhar a gestante durante os noves meses. “Este profissional fará o acompanhamento do pré-natal para garantir que a mãe e o bebê estejam com a saúde perfeita para a realização de um parto com o mínimo de intervenções”, explica o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães.

A grávida decide

“A principal diferença é que neste processo é que a grávida participa, de forma ativa, de todo o movimento fisiológico do nascimento, desde a definição da acompanhante”, ressalta Guimarães. A mulher também tem a liberdade para caminhar, movimentar e sentar, além da escolha sobre a melhor posição e o local onde deseja ter seu bebê. O médico apenas observa e interfere tecnicamente, se necessário.

mulher grávida com medica

Doulas são acompanhantes que ajudam, de maneira não invasiva, no parto. O médico só deve intervir se for necessário. Foto: iStock.com/Getty imagens

Quais são os benefícios?

O médico  ainda ressalta que o parto humanizado oferece inúmeras vantagens, como apoio emocional, maior percepção do momento do parto, recuperação mais rápida, uma vez que não é necessário realizar cortes e nem aplicar anestesia. Além disso, a interação entre mãe e filho é imediata, a amamentação ocorre assim que o bebê nasce.

Na hora de decidir

Quem pretende optar por esse tipo de parto deve buscar orientação não apenas com o médico. “Conversar com quem já passou por este processo e saber se é realmente isso que ela deseja é fundamental, afinal, como todo nascimento, também há desconfortos naturais do processo como dores, incômodos e medo”, finaliza Guimarães.

Consultoria: Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra
Texto: Jussara Tech

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Entretenimento

Sabe aquela expressão: "o mundo dá voltas"? Pois bem, ela se encaixa direitinho nas músicas de superação e desapego que você pode mandar para seu ex!

Estilo de vida

O que fazer quando o celular atrapalha o relacionamento amoroso? Veja dicas para ter uma relação mais saudável e longe do vício dos smartphones

Estilo de vida

Existem aplicativos disponíveis nas lojas virtuais que podem ajudar durante o período da gravidez e após o nascimento do bebe. Confira algumas opções!

Famosos

O jornal Folha de São Paulo publicou o relato da figurinista Susllem Tonani contra o ator José Mayer em uma coluna do blog #AgoraÉQueSãoElas

Famosos

O cantor Mateus, da dupla sertaneja Jorge e Mateus, anunciou pelo seu perfil no Instagram que será pai de um menino. Saiba qual será o nome da criança!

Estilo de vida

Os flamingos invadiram tudo! Eles estão presentes nas roupas, na cor dos babelos, na decoração... Entre nessa moda e aprenda a fazer toalhas com flamingos

Moda & Beleza

Mudar de visual também é uma maneira de ajudar o próximo! Saiba onde doar os cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer.

Estilo de vida

Aposte nas diferentes práticas esportivas para reduzir as dores reumáticas. Veja a seguir quais são os exercícios mais aconselhados para artrite e artrose!.