Connect with us

O que você está procurando?

O período pós-parto dura aproximadamente seis semanas e necessita de atenção especial, tanto após um parto natural como numa cesariana.
- Foto: Shutterstock

O pós-parto exige cuidados específicos. Saiba mais!

O período pós-parto dura aproximadamente seis semanas e necessita de atenção especial, tanto após um parto natural como numa cesariana.

O período pós-parto, chamado de puerpério, dura aproximadamente seis semanas e necessita de atenção especial, tanto após um parto natural como numa cesariana. As transformações que acontecem no corpo da mulher são muitas e nada como sentir-se bem e disposta para cuidar de si e de quem acabou de nascer.

 

bebe recem nascido pós-parto

Foto: Reprodução

 

Após a cesariana

A bioquímica Carolina Ynterian explica que depois de uma cesariana, a mulher precisa ter muito cuidado quando chega em casa com o bebê. “A paciente deve ter atenção ao carregar algum tipo de peso, fazer exercícios físicos e manter a higiene do local onde foi feito o corte da cirurgia”, afirma. Depois da cirurgia, o útero continua a contrair-se até voltar ao seu tamanho normal. Nesse período, pode ocorrer cólicas que são amenizadas com o uso de analgésicos indicados pelo médico. Geralmente, uma semana após o parto, é preciso fazer uma visita ao ginecologista para retirar os pontos e avaliar como a mãe está se sentindo.

Após o parto normal

Os cuidados são similares à cesariana. Carolina afirma ainda que é preciso notar o aparecimento de edema vaginal. “Porém, muitas pacientes que já passaram pelo parto normal e cesariana comentam que a recuperação do primeiro é mais rápida, principalmente pelo mesmo não ter os pontos, que podem causar desconforto”, conta.

 

mae bebe mamando peito pós-parto

Foto: Shutterstock

 

Alimentação correta

No pós-parto, o médico ginecologista juntamente com o médico pediatra recomendam a dieta ideal para a mãe se sentir bem, assim como para ajudá-la a poder amamentar melhor o bebê. Segundo o ginecologista, refeições à base de carnes magras, verduras, legumes, frutas, leite e seus derivados são ideais. Alimentos como feijão e chocolate devem ser evitados, pois podem ocasionar gases nas mães e nos bebês também.

 

Consultoria Carolina Ynterian, bioquímica

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A água de coco é um antioxidante natural contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças. Leia mais!

Estilo de vida

Os exercícios físicos são ótimos aliados contra a hipertensão. Saiba como começar a praticá-los para ter uma vida mais saudável!

Estilo de vida

Impulsionada pelo excesso de informações característico da sociedade moderna, a Síndrome do Pensamento Acelerado é um mal que causa consequências profundas

Estilo de vida

Os chefes ruins podem acabar influenciando negativamente o comportamento dos funcionários, ou seja, é possível que os trabalhadores fiquem mais agressivos

Estilo de vida

Do mesmo jeito que existem alimentos prejudiciais ao organismo e à pressão arterial, existem os que auxiliam no combate. Saiba quais deles consumir!

Estilo de vida

A insônia pode comprometer a qualidade de vida, por isso deve ser combatida. Mas, afinal, como garantir uma boa noite de sono? Confira 3 dicas!

Estilo de vida

Saiba 3 combinações nutritivas de diferentes grupos alimentares para potencializar o emagrecimento e a absorção de nutrientes!

Estilo de vida

Você monta um lanche e quando vai morder percebe que o pão está embolorado. O que faz? Descubra se retirar as partes com bolor é seguro