Connect with us

O que você está procurando?

O suor é uma reação normal do organismo, mas, quando em excesso, torna-se um problema. Saiba mais sobre a hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva.
- Foto iStock.com

Suor excessivo: saiba o que é e quais os tratamentos para hiperidrose

O suor é uma reação normal do organismo, mas, quando em excesso, torna-se um problema. Saiba mais sobre a hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva.

O suor exerce um importante papel no organismo, pois é responsável por controlar a temperatura corporal. Sua produção é controlada pelo sistema nervoso autônomo simpático – por isso, muitas vezes se transpira mais quando se está nervoso, a transpiração tem ligação psicológica. Porém, quando a sudorese é mais que o normal passa a ser um incômodo. A sudorese excessiva é uma doença e tem nome: hiperidrose. A seguir, saiba mais sobre o problema.

mulher suando em baixo do braço

Foto iStock.com

Qualquer um pode ter

A hiperidrose tem como característica o suor excessivo e sem controle, decorrente de uma hiperatividade do sistema responsável pela transpiração. “A hiperidrose não apresenta risco, mas é extremamente desconfortável, podendo causar embaraço social e, muitas vezes, transtornos psicológicos e de relacionamentos”, explica o cirurgião plástico Alexandre Barbosa. Em casos intensos, pode ocorrer até mesmo gotejamento e a pele ficar úmida constantemente. Ocorre, geralmente, em axilas, mãos e pés. Apesar de diversos desodorantes antitranspirantes no mercado, nos casos de hiperidrose, eles não surtem efeito.

Saiba mais:

Como a ansiedade se reflete no corpo humano

O que acontece com quem não bebe água adequadamente?

Como funcionam as emoções?

Tratamento

Atualmente existem dois tipos principais de tratamento:

  • Toxina botulínica: bloqueia a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor, nas membranas pré-sinápticas. O método não é invasivo e as aplicações são feitas em uma única sessão, porém, o método não é efetivo e exige reaplicação a cada seis meses.
  • Simpatectomia: é uma cirurgia que destrói parte da cadeia simpática localizada na região do tórax. “A cirurgia é considerada invasiva, principalmente por ser uma cirurgia considerada grande e que acontece muito perto do pulmão e coluna, regiões delicadas do corpo”, destaca o cirurgião Wandemberg Barbosa.

 

Consultoria Alexandre Barbosa, cirurgião plástico; Wandemberg Barbosa, cirurgião

Advertisement

Estilo de vida

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais são os tratamentos disponíveis mais indicados para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Conheças os efeitos que o estresse pode causar no corpo e aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.

Estilo de vida

O pilates é um exercícios que traz benefícios ao corpo e pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive grávidas. Mas é bom ter acompanhamento profissional.

Estilo de vida

Algumas terapias, como a cognitiva, são capazes de fornecer ferramentas para os pacientes combater problemas emocionais, como a ansiedade.

Estilo de vida

Os chás são opções naturais e saborosas para afastar a dor de cabeça. Quando consumidos com a orientação certa, pode aliviar o incômodo.

Estilo de vida

A maçã é uma fruta muito consumida pelos brasileiros e, além de saborosa, apresenta benefícios à saúde: protege o coração e turbina o cérebro.

Estilo de vida

Muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de coisas no dia a dia. Mas, afinal, quando a perda de memória é grave ou sinal de doenças?