Connect with us

O que você está procurando?

São seis cores e o ideal é que sua refeição principal tenha, no mínimo, três delas. Confira os alimentos para ter um prato colorido sem sabotar a dieta
- Foto: Shutterstock.com

Prato colorido: confira os alimentos certos para alcançar a boa forma

São seis cores e o ideal é que sua refeição principal tenha, no mínimo, três delas. Confira os alimentos para ter um prato colorido sem sabotar a dieta

Você já deve ter escutado que quanto mais colorido for o seu prato, melhor. Isso porque a cor de cada alimento representa a predominância de determinados nutrientes e o princípio ativo capaz de trazer benefícios ao seu corpo. São seis cores diferentes e o ideal é que sua refeição principal tenha, no mínimo, três delas; para isso, os legumes podem dar uma força. Acerte na escolha dos alimentos e entenda a diferença que um prato colorido proporciona para o alcance da boa forma!

Branco

batata doce é anti-inflamatória

Foto: Shutterstock.com

Os pigmentos que dão a cor branco-verde – quercetina, campferol, alicina – têm ação anti-inflamatória. Combater a inflamação das células corporais é importante pois elas causam inchaço no corpo e trazem prejuízos para quem quer ter uma barriga lisinha e um organismo funcionando bem. Para descartar as toxinas, aposte em alimentos como como couve-flor, batata, nabo, repolho e cebola, que também auxiliam contra as doenças cardíacas, possuem ação antibacteriana e antiviral.

Roxo

berinjela e fita métrica

Foto: Shutterstock.com

Ricos em antocianina – pigmento que dá a cor arroxeada à beterraba, berinjela e repolho roxo. O pigmento está ligado à vitamina B3 (niacina), reconhecida por melhorar a atividade cerebral e a disposição, ajudar na conversão dos carboidratos e outros nutrientes em energia e retardar o envelhecimento celular. Além disso, também são excelentes antioxidantes.

Amarelo

cenoura

Foto: Shutterstock.com

Alimentos cuja cor é o laranja-amarelo (formado por pigmentos de betacaroteno e betacriptoxantina) evitam alguns tipos de câncer, como o de mama. Legumes como cenoura, abóbora e pimentão ainda são ricos em vitamina B3 e ácido clorogênico, que atuam como antioxidantes e auxiliam na produção de colágeno do cabelo e da pele, garantindo firmeza e afastando a flacidez.

Marrom

aveia é boa para regular o intestino e combater o inchaço

Foto: Shutterstock.com

Neste grupo entram os legumes de cor branca, tais como batata, nabo e couve-flor, além de leguminosas, oleaginosas (e cereais, como aveia, nozes, castanhas, feijão e lentilha). Ricos em fibras e em vitaminas do complexo B, melhoram o funcionamento do intestino, evitando o inchaço abdominal e controlam a ansiedade, que por vezes é um fator que sabota a dieta e te faz descontar  suas emoções na alimentação.

Verde

pepino emagrece

Foto: iStock.com/Getty Images

Os legumes que fazem parte deste grupo – pepino, vagem, pimentão verde e brócolis – são ricos em minerais como cálcio, fósforo e ferro, vitaminas como A, C e E. Dentre os benefícios, estes alimentos atuam na desintoxicação das células, inibindo a ação dos radicais livres, favorecendo a oxigenação celular, e também contribuem para a saúde da pele e dos cabelos.

Vermelho no  prato colorido

tomate vermelho rico em licopeno

Foto: Shutterstock.com

Alimentos como tomate e pimentão vermelho são ricos em licopeno, substância que dá essa cor característica e possui importante ação antioxidante e anticancerígena para o organismo, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Montar prato colorido significa prezar pela qualidade e harmonia de nutrientes no prato. Além de tornar a refeição mais agradável aos olhos, elas garantem que você consuma diferentes tipos de vitaminas e minerais. “As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos, substâncias que desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo”, explica a nutricionista Karyna Pugliese.

Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Christine Neves, Karyna Pugliese e Marcia Dal Medico, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Alguns grupos alimentares são potencializadores da dieta, pois entregam ao organismo exatamente aquilo o que ele precisa para funcionar corretamente

Estilo de vida

"Eu não sei por que não consigo emagrecer". A frase é mais comum do que você imagina, mas chegou a hora de parar de se culpar e colocar as mãos na massa. Confira maneiras de driblar alguns dos principais sabotadores do emagrecimento!

Estilo de vida

Elimine o pão de farinha branca da alimentação e veja como a tapioca ajuda a emagrecer e a tirar o glúten da sua dieta sem sofrer!

Estilo de vida

Além da alimentação, há outros hábitos que influenciam positiva ou negativamente no alcance da boa forma. Confira o que é mito e o que é verdade para seguir firme nos cuidados com o corpo, com a alimentação e não sabotar a perda de peso!

Estilo de vida

Saiba como consumir os pratos certos do dia a dia para entrar em forma de vez e conquistar a barriga chapada comendo bem!

Estilo de vida

Quer afastar doenças cardiovasculares de vez? Então confira um cardápio contra o colesterol, um dos responsáveis por tantos prolemas no coração!

Estilo de vida

A chia para emagrecer transforma rapidamente a glicose absorvida pelo sangue em fonte de energia, antes que ela vire gordura no corpo. Outra vantagem é a quantidade de fibras solúveis e insolúveis presentes na semente. Confira como adicioná-la ao dia a dia!

Estilo de vida

Que tal preparar algumas receitas para uma Páscoa leve e manter a dieta em dia? Confira nossas sugestões e alimente-se bem, sem exageros!